Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 09.03.13

Alunos do 3º Ciclo Vão Aprender a Reanimar

Os alunos do 3º ciclo, com idades entre os 11 e os 14 anos, vão aprender manobras de suporte básico de vida, que incluem técnicas de reanimação de vítimas. A medida foi anunciada esta terça-feira durante uma visita dos deputados da Comissão Parlamentar de Saúde ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Lisboa.

O ensino obrigatório no 3º ciclo de manobras de suporte básico de vida é um projecto do CDS-PP, subscrito pela deputada Teresa Caeiro que aprovado por maioria de votos no Parlamento, no dia 15 de Fevereiro.

Os professores e alunos poderão aprender a identificar uma situação de paragem cardiorrespiratória, a fazer ventilação à vítima, através do boca a boca, e fazer manobras de compressão cardiotorácica, manobras essenciais até à chegada da equipa de socorro.

“Esta medida pode ajudar a salvar vidas e numa situação de paragem cardiorrespiratória cada segundo conta. Todas as pessoas que saibam como agir nessa situação pode salvar a vida da vítima”, afirmou Teresa Caeiro.

A deputada afirmou ao CM estar “satisfeita” por ter sido aprovado uma iniciativa que apresentou no Parlamento pela primeira vez em 2008 e, posteriormente, em 2009.

O presidente do INEM, Miguel Soares Oliveira, afirmou que a instituição está disponível para colaborar na formação de professores que, por sua vez, ensinarão os alunos.

“Podemos fornecer os manuais, manequins e todo o material necessário para a formação das técnicas de suporte básico de vida”, afirmou Miguel Soares Oliveira.

Depois da Assembleia da República aprovar o projecto, cabe agora ao Ministério da Educação aprovar o módulo de ensino, que poderá ser implementado no próximo ano lectivo de 2013/2014.

Segundo o responsável pelo INEM, a formação de manobras de suporte básico de vida foi dada a profissionais de saúde do Hospital Garcia de Orta e formação de suporte avançado de vida a médicos, enfermeiros e auxiliares do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Os deputados da Comissão Parlamentar de Saúde visitaram o Centro de Orientação dos Doentes Urgentes (CODU), do INEM, e ficaram a conhecer os meios de socorro disponíveis: viaturas de intervenção em catástrofe, ambulâncias e viatura médica de emergência e reabilitação e ainda motos de emergência médica.
 
 
por Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:35


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags