Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 02.02.13

Técnicos de Ambulância defendem sistema informático do INEM

O sindicato dos Técnicos de Ambulância e Emergência defendeu, esta sexta-feira, a eficácia do sistema informático do INEM que torna a comunicação entre os meios de emergência “mais célere e objectivo”. 


“A introdução de meios informáticos, em particular da aplicação Mobile Clinic, vem tornar o processo de comunicação entre os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os meios de emergência mais célere e objectivo, melhorando significativamente os tempos de accionamento e possibilitando o envio de dados para a unidade de saúde de destino”, refere comunicado hoje divulgado.

Reconhecendo que o sistema possa “pontualmente” apresentar “falhar”, os técnicos de ambulância lembram que o Mobile Clinic “foi implementado em acréscimo à metodologia de accionamento anteriormente em prática (telemóveis)”, pelo que “existe uma redundância do ponto de vista da segurança no caso de falha de um dos sistemas”.

Assinalam ainda que, “desde a sua implementação, têm vindo a ser feitas modificações no funcionamento da aplicação, evoluindo no sentido de uma maior eficácia e eficiência”.

“Essas modificações têm sido introduzidas por feedback e com acompanhamento de um grupo multidisciplinar que inclui profissionais dos CODU e dos meios de emergência”, clarificam.

O sindicato acrescenta que “foi também implementado em todos os meios do INEM a rede de comunicações rádio SIRESP em funcionamento nos agentes de protecção civil”.

Esta rede configura “mais uma via de comunicação com inequívocas valias do ponto de vista dos timmings de comunicação e garantias de funcionamento”, sustentam no documento.

Garantem ainda que “as falhas pontuais existentes estão a ser dissipadas por um processo de melhoria contínua e existem dois meios alternativos de comunicação”.

Quinta-feira a Ordem dos Enfermeiros criticou a “ineficiência” do sistema informático do INEM que põe “em risco” a qualidade do socorro prestado à população, sendo esse “mais um motivo de grande preocupação para a ordem”.


por Noticias ao Minuto

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 10:52


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags