Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 22.02.13

Bombeiros recusam-se a despejar gente em Madrid, Catalunha e Galiza

Depois dos bombeiros galegos terem ajudado a evitar o despejo de uma octogenária na Corunha, os seus colegas catalães e madrilenos juntam-se à atitude solidária com as vítimas da crise.

Na passada terça-feira, o despejo de Aurelia Rei, por atraso de um mês no pagamento da renda, foi evitado por uma manifestação com cerca de duzentas pessoas, convocadas pela Plataforma Stop Despejos e com a presença do eurodeputado do Bloco Nacionalista Galego e dos porta-vozes no município da Corunha pela Esquerda Unida e BNG. Houve alguns empurrões com os agentes policiais locais e nacionais presentes, mas os manifestantes ganharam ânimo após a chegada dos bombeiros chamados para abrir caminho ao despejo e forçar a entrada da casa da octogenária.

Mesmo ameaçados disciplinarmente, os bombeiros recusaram-se a abrir a porta da casa. Segundo o Diario Vasco, um deles empunhou uma pancarta da Plataforma Stop Despejos, em solidariedade com o protesto. Mais tarde, outro bombeiro acabou mesmo por cortar uma corrente, mas o acesso continuou impedido pelas pessoas que se encontravam do lado de dentro. Tanto este bombeiro como os polícias presentes ouviram uma vaia monumental.
 
Solidariedade madrilena e catalã

Após ser divulgada a notícia do despejo galego falhado, os bombeiros da Comunidade de Madrid afirmaram o "total apoio" à atitude dos colegas galegos e a recusa em colaborar com futuros despejos em Madrid. A secção das Comisiones Obreras dos bombeiros madrilenos sublinhou que eles não são "fantoches da banca nem dos seus servidores no Governo" e que o seu dever é "prestar serviço à cidadania".

Do lado dos bombeiros catalães, a secção sindical da UGT anunciou que os representantes sindicais estão de acordo em "apenas realizar a abertura de casas em situações de emergência, como diz a lei".


por esquerda.net

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:49


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags