Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 26.06.11

Incêndio em Matagal nas Quatro Estradas

Os bombeiros de Santa Cruz tiveram oito horas no combate a um incêndio nas Quatro Estradas, Santo da Serra. O intenso calor e o vento forte complicaram a vida aos bombeiros.

As temperaturas elevadas associadas ao vento forte na zona das Quatro Estradas, no Santo da Serra, nas imediações das instalações da “Santagro”, complicaram a vida dos bombeiros no combate a um incêndio em área florestal. Os bombeiros de Santa Cruz saíram do quartel para aquele local, por volta das oito horas, e só regressaram às 16, após as acções de rescaldo, mobilizando para o efeito dez homens com apoio de três viaturas (dois auto-tanques e o auto-apoio). Ou seja, este dispositivo esteve oito horas em serviço permanente a controlar as chamas que ameaçavam alastrar-se em várias frentes numa zona de alto risco, entre a estrada e as referidas instalações, tendo em conta a densidade de mato (feiteiras e eucaliptos) existente naquela área. 
Segundo fonte dos bombeiros, uma das grandes preocupações destes foi precisamente proteger zonas habitacionais, razão pela qual foi solicitado reforço à própria corporação.
A Polícia Florestal acompanhou os trabalhos dos bombeiros.
Na Ribeira Brava, os bombeiros desta localidade apagaram um pequeno fogo que se registou em matagal junto do antigo campo de futebol, na Rua 6 de Maio.
O SRPC recorda que, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorológia sobre as condições meteorológicas deve-se evitar a realização de queimadas ou fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; e, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

por Ferdinando Bettencourt
fonte: JM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 11:51



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930




Tags

mais tags