Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 12.07.12

Bombeiros Voluntários de Ourém encerraram celebrações do centenário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ourém assinalou no passado dia 7 de julho o encerramento das cerimónias comemorativas do seu centenário. Esta sessão solene contou com a presença do Secretário de Estado do Ministério da Administração Interna, Filipe Lobo D’Ávila.

As celebrações do centenário dos Bombeiros Voluntários de Ourém terminaram com uma sessão solene onde a Câmara Municipal de Ourém e as Associações de Bombeiros geminadas receberam a distinção de Sócio Honorário, e os sócios com 50 anos de antiguidade o Pin Fénix de Ouro. Neste dia de comemoração, as intervenções assinalaram essencialmente a importância que um marco histórico como o centenário simboliza e um agradecimento generalizado a todos os que de alguma forma contribuíram para a longevidade e prestígio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ourém.

Perspetivou-se também o futuro, sabendo que o presente apresenta dificuldades várias e que os bombeiros portugueses terão novos desafios para ultrapassar a curto prazo. Jaime Marta Soares, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, apontou como prioridade a definição de uma nova lei de financiamento dos bombeiros portugueses, já que as estruturas de apoio dos mesmos vivem cada vez mais dificuldades.

O Presidente do Município de Ourém, Paulo Fonseca, repetiu a necessidade de se proceder a uma reorganização das diferentes corporações de bombeiros numa perspetiva de rentabilização de meios e homens com a necessária redução de custos inerente. Paulo Fonseca defende que é fundamental valorizar o trabalho de todas as corporações de bombeiros mas assume que “é necessário criar economias de escala e este é um passo fundamental que devemos dar”. Manifestou ainda, e aproveitando a presença do Secretário de Estado, Filipe Lobo D’Ávila, a necessidade de ter um olhar especial sobre Fátima que recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano e os constrangimentos preocupantes que a Lei dos Compromissos poderá fazer sentir na atuação da Proteção Civil.

O Secretário de Estado, Filipe Lobo D’Ávila, felicitou a instituição pelo seu centenário e salientou o prestígio conquistado com o trabalho competente e meritório desenvolvido desde sempre pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ourém. Afirmou que não faria sentido tentar ocultar as dificuldades mas mesmo assim reforçou a convicção de que algumas medidas de apoio aos bombeiros portugueses têm sido implementadas apesar dos tempos pouco favoráveis. A intervenção do secretário de estado terminou com a certeza de “total confiança no trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Ourém”.

Fonte: Município de Ourém

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:56


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags