Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 24.11.10

Bombeiros Alertam Para Violações do Direito à Greve

O Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) alertou, num comunicado divulgado esta quarta-feira, para aquilo que considera serem violações do direito à greve em cinco corporações do país, que está a ter uma adesão média de 88 por cento no sector.


De acorodo com o sindicato, no Batalhão Sapadores do Porto, a Câmara do Porto violou os «mais básicos princípios da Constituição Portuguesa» ao não autorizar «a realização do plenário no interior das instalações do quartel».


Também em Braga, «o chefe de serviço queria mandar para casa todos os bombeiros que se assumiram como grevistas», mas «só após a insistência do sindicato é que foi autorizada a permanência dos bombeiros no quartel para assegurar os serviços mínimos».


Nos Municipais de Abrantes, «os trabalhadores apresentaram-se ao serviço, mostraram-se em greve, mas disponíveis para cumprir os serviços mínimos». No entanto, «foram mandados embora e substituídos», refere a estrutura sindical.


O mesmo sucedeu em Setúbal, onde os chefes de serviço dos Sapadores não foram informados pela Câmara que «os serviços mínimos que deveriam ser garantidos» e em Vila-Nova-de-Gaia, cujos bombeiros sapadores não foram «informados pelo Comandante do pré-aviso de greve e dos serviços mínimos inerentes».


De acordo com o sindicato, a paralisação é total nos Sapadores do Porto, Coimbra, Gaia, Viana do Castelo, Figueira da Foz e Alpiarça.


Já nos Bombeiros Municipais Loulé, Tavira, Olhão, Santarém, Cartaxo, Coruche, Tomar e Abrantes, verificam-se as médias de adesão mais baixas, na ordem dos 65 por cento.


in: IOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:40



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930




Tags

mais tags