A deputada socialista Isabel Santos afirma estranhar que, até ao momento, não exista qualquer campanha de sensibilização para prevenção de incêndios florestais e questiona a ministra da Agricultura se alguma coisa será feita neste domínio.
Numa pergunta formal dirigida à ministra Assunção Cristas, que hoje deu entrada na mesa da Assembleia da República, Isabel Santos manifesta a sua “grande preocupação”, assim como “espanto e estranheza pelo facto de, até à data, não haver qualquer campanha de sensibilização sobre a temática dos incêndios florestais, no sentido de acautelar comportamentos negligentes e procurar mobilizar os cidadãos na prevenção destas ocorrências”.
A deputada socialista eleita pelo círculo do Porto pergunta depois a Assunção Cristas se “vai haver alguma campanha nacional de sensibilização” e, em caso afirmativo, quando terá início, que duração terá, quais os meios e qual o público-alvo.
Isabel Santos refere-se ainda ao “Movimento Eco”, questionando qual a situação da parceria desta entidade com a Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
Segundo a deputada do PS, os dados relativos a incêndios florestais “são alarmantes e preocupantes”. O ano de 2012 é já o pior desde 2002, quer em área ardida, quer em número de ocorrências (cerca de dez mil), registando valores muito superiores” a anos anteriores, sustenta a deputada do PS.
Isabel Santos acrescenta que “a tendência do número de ocorrências e de área ardida pode e vai certamente continuar, tanto mais que as condições climatéricas não têm reposto os níveis de água no solo”.Fonte: Público