Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 24.11.12

Madeira: Activado dispositivo da Protecção Civil devido a aviso vermelho

Todo o dispositivo de Protecção Civil da Madeira está activado na sequência do aviso vermelho para a região emitido pelo Instituto de Meteorologia, anunciou hoje o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.

“Temos todo o dispositivo de Protecção Civil activado, estamos preparados, em conjunto com todas as corporações de bombeiros da Madeira e todas as forças de autárquicas e policiais, a trabalhar de forma muito próxima com o Instituto de Meteorologia para prevenir algum acontecimento”, afirmou, numa conferência de imprensa, Francisco Jardim Ramos.

O governante falava após a reunião do Centro de Coordenação Operacional, na sede da Protecção Civil regional, no Funchal, que juntou várias entidades com o objetivo de estarem organizadas “de forma a dar uma resposta pronta a qualquer situação de ocorrência que venha a acontecer nas próximas horas”.

“Temos toda a Protecção Civil organizada em termos de alerta, temos os serviços de saúde de prevenção, os serviços de Segurança Social de prevenção e todos os outros departamentos, quer das infra-estruturas, quer dos serviços hídricos, que têm a responsabilidade da manutenção das ribeiras e dos ribeiros, e das estradas”, adiantou Francisco Jardim Ramos, que tutela a Protecção Civil, repetindo os apelos para que as pessoas cumpram as recomendações das autoridades.

A Madeira está sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto de Meteorologia (IM), da madrugada de sábado até à manhã de domingo, devido a chuva forte no arquipélago e vento com rajadas nas zonas montanhosas.

O mau tempo, de acordo com as previsões do IM, deverá atingir o arquipélago já a partir da madrugada de sábado (03h00) e estender-se até à manhã de segunda-feira.

Nas regiões montanhosas, na costa norte e na costa sul da ilha da Madeira a previsão de precipitação forte levou o IM a accionar o aviso vermelho entre as 18h00 de sábado e as 12h00 de domingo.

Nas montanhas, o vento deverá soprar excepcionalmente forte de norte, com rajadas da ordem dos 140 quilómetros/hora.

No Porto Santo, o IM acciona o aviso vermelho entre as 18h00 de sábado e as 11h59 de domingo devido a períodos de chuva forte ou aguaceiros fortes.

O vento soprará de forte a muito forte de norte/nordeste com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora.

Na costa norte da Madeira e no Porto Santo, as ondas devem registar de quatro a seis metros, temporariamente de seis a sete metros.

 
 
por Diário Digital com Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:05



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags