Bombeiros da Mealhada assinaram protocolo para recolha de residuos eletricos e eletrónicos
Abílio Semedo, presidente da direção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, e António Ferreira, diretor operacional da associação AMB3E, assinaram na manhã de terça-feira, 13 de março um protocolo que consagra as instalações do Quartel dos Bombeiros da Mealhada como ponto preferncial de recolha de resíduos eletricos e eletrónicos no concelho da Mealhada. Os mealhadenses sabem onde deixar os seus residuos e os bombeiros da Mealhada têm uma compensação monetária por cada tonelada de residuos recolhida.
A cerimónia de assinatura do protocolo, entre os Bombeiros da Mealhada e a AMB3E, teve lugar no salão nobre do quartel na manhã de terça-feira, 13 de março. De seguida, António Ferreira visitou o local onde será feito o depósito dos resíduos, juntamente com a direção e o comando da corporação.
"A AMB3E é uma associação de 1100 empresas produtoras de produtos eletricos e eletrónicos, não tem fins lucrativos, e faz o encaminhamento dos produtos em fim de vida, de modo a serem reciclados", garantiu António Ferreira ao repórter do Jornal da Mealhada. "Desde 2008 que fazemos esta parceria com corporações de Bombeiros de Norte a Sul do País", acrescentou. "No ano passado fizemos a iniciativa de cidadania Quartel Eletrão - na qual os Bombeiros da Mealhada recolheram cerca de 40 toneladas -, mas já desde 2008 que temos esta parceria com os bombeiros", disse ainda, António Ferreira.
E acrescentou: "As pessoas sabem onde depositar os seus resíduos eletricos e eletrónicos, gratuitamente, os bombeiros ganham com isso e o Ambiente ganha com isso também. Ou seja, ganhamos todos!".
"Trata-se de mais um serviço público e, também, de mais uma fonte de receita", afirmou Abílio Semedo. E sublinhou a necessidade de apoio da população para esta ação: "A qualquer hora do dia ou da noite - uma vez que há sempre gente no quartel - as pessoas têm um lugar seguro e sério onde deixar os seus resíduos, com a garantia de que os resíduos serão tratados e que estão a ajudar os Bombeiros!".
fonte: JM