Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 08.10.11

“Saíram em Chamas” (COM VÍDEO)

Porto: Dois trabalhadores queimados em explosão

O fumo invadiu todo o hospital e o intenso cheiro a gás sentiu-se de imediato, ontem às 15h20, nos corredores da Ordem da Lapa, no Porto.  

A forte explosão, provocada pelo rebentamento das botijas de oxigénio, ouviu-se a vários metros de distância. O pânico instalou-se em segundos. Dois trabalhadores, de 30 e 48 anos, que faziam a manutenção das garrafas, saíram com as roupas em chamas e pelo menos vinte pessoas ficaram encurraladas no piso das consultas externas, após as portas se terem fechado automaticamente. Os vidros de portas e janelas partiram e várias fendas abriram-se no chão e no tecto.

Os dois homens foram transportados para o Hospital de S. João, no Porto. O mais novo tem 80% do corpo queimado e o colega 50%. Ambos trabalham para a empresa Gasin, no Porto.
"Foi horrível. Estava com a minha mulher à espera de uma consulta e ouvimos um estrondo enorme. Parecia uma bomba. Corremos para a saída, mas as portas encerraram de forma automática. Ficámos em pânico ali presos, mas depois eu e mais pessoas abanámos a porta, que acabou por ceder. Depois vi os funcionários a saírem em chamas", explicou ao CM Fernando Gabriel, de 58 anos, uma das vinte pessoas encurraladas.

Devido aos estragos causados pela explosão, alguns doentes tiveram de ser transferidos de piso. As cirurgias foram também todas canceladas. Entre os funcionários do hospital e os doentes o pânico era visível. Sentadas nas escadas, muitas eram as pessoas que choravam, apesar do alívio.
ENFERMEIRO TIROU DOENTES DAS SALAS
Foi um enfermeiro que entrou nos consultórios das consultas externas da Ordem da Lapa e retirou todos os doentes das salas. Inicialmente temia-se que uma nova explosão pudesse ocorrer, pelo que o objectivo era retirar toda a gente. "O enfermeiro entrou e disse para sairmos rápido, retirou toda a gente", explicou a doente Alzira Araújo.
As autoridades estiveram a avaliar o prédio e não há qualquer risco daquele ceder. No local estiveram os Sapadores do Porto, o INEM, a PSP e os Bombeiros do Porto.

DISCURSO DIRECTO
"DOENTES EM PÂNICO", Dr. Costa Almeida, Administrador da Ordem da Lapa
Correio da Manhã – A explosão causou danos no hospital?
Dr. Costa Almeida – Vidros de portas e janelas partiram e há fendas nas paredes. Mas felizmente são estragos que se resolvem com algumas obras. Alguns doentes ficaram em pânico, mas resolvemos tudo.

– Os serviços do hospital ficaram condicionados?
– Encerrámos o bloco operatório, que deveremos abrir no fim-de--semana. Nos próximos dias também não vamos aceitar mais doentes.

fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:19


1 comentário

De Anónimo a 09.10.2011 às 20:46

Como estão as 2 pessoas feridas?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags