Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 19.11.12

Ministro diz que era impossível prever tornado

Fotografia © Virgílio Rodrigues / Algarvephotopress / Global Imagens
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou hoje que não havia possibilidade de prever o fenómeno meteorológico que na sexta-feira devastou parte dos concelhos de Lagoa e Silves, mesmo com os alertas de mau tempo.

"Recebi a informação de que havia situações de alerta para a possibilidade de ocorrência de mau tempo. Agora, não era previsível, não há possibilidade de prever uma situação como aquela que ocorreu aqui ontem", afirmou aos jornalistas, à chegada ao quartel de bombeiros de Silves para uma reunião com bombeiros e responsáveis das autarquias afetadas.

O ministro ressalvou que a Proteção Civil emitiu avisos para a possibilidade da ocorrência de mau tempo, mas salientou que é muito difícil prever um fenómeno daquele género.

"Eu próprio recebo esses alertas. Recebi os avisos da possibilidade de mau tempo, não daquela ocorrência, que é inopinada e é um fenómeno extraordinário do ponto de vista climatérico", declarou.

O ministro deslocou-se hoje aos dois concelhos algarvios, depois de na sexta-feira ventos fortes terem provocado estragos avultados em viaturas e habitações e terem feito cair postes de eletricidade e árvores, condicionando a circulação rodoviária.

O Instituto de Meteorologia classificou a situação como "fenómeno extremo de vento" e "tempo severo" e admitiu que se pode repetir por se tratar de algo imprevisível.

Treze feridos, três deles graves, e 12 desalojados resultaram deste temporal.
 
 
por Helder Robalo
em DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:21



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags