A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais decidiu oferecer mais uma viatura para a cidade de Bolama, antiga capital da Guiné-Bissau.
Ainda recentemente, em articulação com a Câmara Municipal de Cascais e com o gabinete do primeiro-ministro guineense, os Voluntários de Cascais doaram ao Hospital de Bolama uma ambulância de socorro de origem norte-americana. Agora, trata-se de um veículo misto, com cabina dupla e caixa de carga, para apoio a várias missões de protecção civil. Essa viatura tinha sido oferecidas aos Bombeiros de Cascais nos anos 80 pelo comando do então CINCIBERLANT, a estrutura da NATO, sediada em Oeiras.
Com a nova doação, os Voluntários de Cascais reforçam o processo de cooperação já iniciada este ano com a Guiné-Bissau, liderado pelo seu vice-presidente da direcção, Vitor Neves, e pelo seu vogal, Alexandre Faria, também vereador da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro das Relações Internacionais.
A decisão dos bombeiros prende-se também com a necessidade de racionalização de meios e consequente redução de custos operacionais.
“Não somos ricos mas, por princípio, todo o material que nos é doado, quando decidimos abatê-lo, deverá ser também oferecido a quem sabemos precisar dele”, explica o dirigente Vitor Neves.
Fonte: AHBVC