
O incêndio que, desde quinta-feira, consome floresta em Moledo e Lamas, no concelho de Castro Daire, foi dado como dominado pelos bombeiros cerca das 11:30 de hoje, depois de destruir 500 hectares de pinhal, informou o autarca local.
Segundo informação dos bombeiros, o incêndio está dominado, mas o vento forte que se faz sentir na região é um fator de instabilidade para as próximas horas, essenciais para que possa ser considerado extinto.
Este incêndio já destruiu "mais de 500 hectares" de pinhal adulto, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Moledo, a mais afetada pelas chamas.
Victor Figueiredo apontou ainda que o fogo também "afetou vários terrenos agrícolas", embora uma boa parte destes não estejam atualmente a ser utilizados pelas populações.
Em 2010, a freguesia de Moledo foi duramente atingida por um incêndio que, segundo o autarca, "destruiu cerca de 2.500 hectares de pinhal".
Este ano, "o que restava" de floresta de pinheiro bravo acabou pasto das chamas, lamentou.
O incêndio, que começou na quinta-feira, cerca das 17:30, em Moita, Castro Daire, concentra ainda os principais esforços dos bombeiros no distrito de Viseu, tendo sido deslocados para o local 122 homens, apoiados por dois helicópteros pesados e 35 veículos de combate ao fogo.