Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 20.11.12

Bombeiros manifestam-se contra falta de profissionais nas corporações

Cerca de mil bombeiros profissionais de todo o país manifestam-se fardados hoje, em Lisboa, para protestarem contra “a falta de efectivos” nas corporações, que dizem estar “a pôr em causa o socorro” prestado às populações.

A manifestação, que começa às 14h00 com uma concentração junto ao Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio, seguida de um desfile até à Assembleia da República, é promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP).

O presidente da ANBP e SNBP, Fernando Curto, disse à agência Lusa que já estão confirmados mil bombeiros profissionais de todo o país, estando já programados vários autocarros.

Os bombeiros profissionais, que vão manifestar-se fardados, protestam contra “a falta de efectivos nas corporações”, que a ANBP estima em cerca de 1.500.

Fernando Curto disse à agência Lusa que as saídas de bombeiros profissionais para aposentação “não têm sido compensadas” com a entrada de novos elementos, sublinhando que “o socorro é deficiente” em algumas cidades, uma vez que as equipas saem para rua incompletas.

Segundo o sindicalista, há viaturas que saem para prestar socorro com apenas dois bombeiros, quando deviam sair com cinco elementos.

"O socorro, neste momento, está em causa", sustentou.

À falta de efectivos nas corporações junta-se ainda a intenção de muitos bombeiros quererem desvincular-se da função pública para emigrar, devido a dificuldades económicas, adiantou.

De acordo com Fernando Curto, mais de 200 bombeiros pediram ajuda a ANBP para se desvincular da função pública para irem trabalhar para o estrangeiro, uma vez que muitos viram o vencimento reduzido em cerca de 200 euros, além da falta de emprego do cônjuge.

Os bombeiros profissionais exigem também a criação de um horário de trabalho, tendo em conta que fazem um excesso de horas e não são todas pagas.

Estes profissionais, que têm uma greve marcada para 27 de Novembro, reclamam ainda por uma progressão na carreira e pedem um acordo colectivo de trabalho para a Força Especial de Bombeiros (Canarinhos) e funcionários dos bombeiros voluntários.

No final da manifestação, os representantes da ANBP e SNBP vão entregar um memorando reivindicado à presidente da Assembleia da Republica, Assunção Esteves.

Em Portugal existem cerca de nove mil bombeiros profissionais entre sapadores, municipais, “canarinhos” e funcionários dos bombeiros voluntários.

 
por Lusa/SOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 09:49



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags