Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 28.05.12

Guarda de Honra de Estandartes dos Bombeiros do Barreiro Abandonam Cerimónia Antes da Intervenção de Encerramento do Presidente da Câmara

Ontem à noite, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, a Cerimónia da Entrega de Condecorações aos Bombeiros Voluntários do Barreiro do ano 2012, foi marcada por um momento insólito, verificando-se o abandono da sala, da Guarda de Honra Porta Estandartes das duas Corporações dos Bombeiros, antes de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, efectuar a sua intervenção de encerramento da cerimónia.

A Cerimónia da Entrega de Condecorações aos Bombeiros Voluntários do Barreiro do ano 2012 foi marcada por diversos momentos, algo caricatos, o primeiro registou-se logo na abertura da sessão, quando ao ser dado inicio à sessão, o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, interrompeu a palavra da Técnica de Relações Públicas da Câmara Municipal do Barreiro, Maria João Simões, e deu ordens de entrada da Guarda de Honra de Porta Estandartes das duas Corporações e solicitou a todos a posição de sentido.

“É agora que entram Senhor Comandante? Faça favor”

A Técnica da autarquia, surpreendida, disse: “É agora que entram Senhor Comandante? Faça favor”.

As Guarda de Honra de Porta Estandartes das duas Corporações entraram na sala e posicionaram-se, ao fundo, tapando parte da imagem que estava a ser projectada com as fotos das biografias dos Soldados da Paz homenageados.

O ausente que esteve presente

O segundo momento caricato foi quando, Oliveira Soares, presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, usou a palavra, referindo que não vinha preparada para tal, nem vestido com rigor protocolar, porque pensava que eram os Comandantes que usariam da palavra.

Na sua intervenção, outro momento caricato, foi o ter agradecido a presença do Presidente da Câmara nesta sessão, dado que “o ano passado esteve ausente”.

Depois, foi pedir desculpa, pelo seu lapso, referindo que de facto Carlos Humberto, tinha estado presente na sessão de 2011.

Porta aberta às duas corporações de Bombeiros

A intervenção de Eduardo Correia, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, acintosa e critica, expressa pontos de vista, que naturalmente podem ser reflexões para desbravar caminhos.

Uma das exigências de Eduardo Correia é que seja criada a Taxa Municipal de Protecção Civil, perante a situação de “falência técnica” das corporações de Bombeiros.

No entanto, os pontos de vista expressos, como referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, nunca foram colocados ao nível institucional, nunca foram debatidos com ele – “e a minha porta é uma porta aberta às duas corporações de Bombeiros” – sublinhou o autarca, recordando que não há verdades únicas e que os caminhos fazem-se pelo diálogo – “sou uma pessoa de consensos”.

“Houve questões que foram, postas aqui, e nunca foram postas ao Presidente” – referiu Carlos Humberto.

Guarda de Honra abandona a sala

Mas, o momento mais insólito e do ponto de vista protocolar muito grave, foi o facto da Guarda de Honra dos Porta Estandartes das duas Corporações dos Bombeiros ter abandonado o Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, momentos antes da intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Carlos Humberto, fez uma intervenção com “sangue frio”, sentia-se a sua tensão, mas sublinhou mais que “guerrilhas”, o importante é reconhecer o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros ao serviço do concelho do Barreiro.

Na Sessão foram homenageados 10 Bombeiros, que completaram 10, 15 e 25 anos ao serviço da Comunidade.

 
fonte: Rostos.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:59



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags