A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades vai manter por mais três anos a sua Equipa de Intervenção Permanente (EIP). A EIP resulta da congregação de esforços entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Câmara Municipal de Oliveira de Frades e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, sendo esta uma mais-valia no socorro as populações do concelho.
Estes elementos têm como principal missão assegurar, no período laboral das 09h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, o socorro às populações, designadamente nos casos de combate a incêndios florestais, urbanos e industriais, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, auxílio a náufragos, e efectuado ainda ao longo do ano ações de sensibilização junto de empresas, população e em toda a comunidade escolar do concelho, bem como reconhecimentos a caminhos rurais, vias de acesso e pontos de água existentes.
Sendo a sua principal preocupação as vidas humanas e inserido no plano permanente de formação estes elementos executam varias horas por ano em formação teórica e prática de Salvamento e Desencarceramento, Fogos Florestais, Fogos Urbanos e Industriais, Busca e Salvamento, em Resgate e Emergência Pré-Hospitalar.
Números
No decorrer do último triénio a EIP foi solicitada para intervir em 727 situações no ano da sua criação 2008, 1006 em 2009 e 1043 no ano de 2010.
Composição
A equipa é composta por cinco elementos sendo eles:
Pedro Ferreira (Chefe de Equipa) com as valências de Operador de Central, Chefe de Equipa de Fogos Florestais, Fogos Urbanos e Industriais e Salvamento e Desencarceramento, Curso de Organização Inicial de Teatros de Operações de Fogos Florestais e Urbanos, Técnicas de Socorrismo e Curso de Manobras de Busca e Salvamento.
António Castro (1 Elemento) com as valências de Operador de central, Técnicas de Salvamento e Desencarceramento, Tripulante de Ambulância de Socorro, Controlo de Acidentes com Matérias Perigosas e Nadador Salvador.
Nuno Maria (2 Elemento) com as valências de Condução Fora de Estrada, Tripulante de Ambulância de Socorro, Técnicas de Salvamento e Desencarceramento.
Leonel Silva (3 Elemento) com as valências de Técnicas de Socorrismo e Técnicas de Salvamento e Desencarceramento.
Nuno Rocha (4 Elemento) com as valências de Técnicas de Socorrismo e Técnicas de Salvamento e Desencarceramento.
por Salete Costa
fonte: Noticias de Vouzela