Foram recolhidas 1.800 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, em três meses.
Doze corporações de bombeiros foram galardoadas numa iniciativa que visava a recolha do maior número possível de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). O projecto “Quartel Electrão” envolveu corporações de norte a sul do país, como forma de sensibilizar a população para a importância da reciclagem.
No total foram entregues 12 prémios, esta terça-feira, no centro de congressos do Estoril, pela Associação Portuguesa de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (AMB3E) às corporações galardoadas.
“O primeiro prémio é uma ambulância, o segundo é uma lavandaria e um conjunto e os restantes 10 são cartões pré-pagos de combustível. Cada cartão tem o valor individual de 1500 euros”, esclareceu Vítor Sousa Uva, director de comunicação da AMB3E.
A iniciativa partiu da associação, para quem a campanha assume um cariz social. “Este é um projecto que tem como objectivo dar apoio cívico a todas as associações humanitárias de bombeiros voluntários”, disse Vítor Sousa Uva.
O desafio lançado aos bombeiros era recolherem a maior quantidade possível destes resíduos, nomeadamente, todo o tipo de electrodomésticos, televisores, rádios, telemóveis. Para conseguirem isto, as mais de cem corporações contaram com a ajuda das populações.
“Aquilo que se verificou foi uma atitude proactiva das populações que corresponderam, e uma vez sensibilizadas para a problemática ambiental, as comunidades sociais e as populações tomaram elas próprias a atitude de ajudar as suas corporações” , explicou Vítor Uva.
Fonte: RR