Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 26.02.13

Presidente dos Bombeiros de Arouca demite-se. Direcção acompanha saída

Depois de trinta e três anos ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Arouca (BVA), Dario Tomé demitiu-se do cargo de presidente da direcção quando o mandato em curso apenas terminava em 2014.
A decisão inesperada do actual presidente levou a que toda a direcção da instituição seguisse o mesmo caminho acabando a demissão por se estender a todos os membros daquele órgão.

[VER COMUNICADO ABAIXO]

A carta de demissão foi enviada no dia 15 de Fevereiro ao presidente da Assembleia Geral, José Artur Gomes, que agora irá desenvolver todos os mecanismos estatutários por forma marcar novo acto eleitoral.
"Estou extremamente cansado, além de razões de saúde, cheguei à conclusão que não estava nas condições adequadas para prestar o mesmo serviço aos Bombeiros que sempre desempenhei ao longo dos anos", referiu o presidente demissionário ao RODA VIVA.

Dario Tomé lembrou ainda que o cargo de presidente "é muito desgastante e deve ser exercido de alma e coração e neste momento não consigo ter a disponibilidade física e mental que aquele desafio exige".
Contrariando alguns rumores que apontavam a sua saída devido a problemas financeiros provocados pelos cortes do Estado às associações humanitárias de bombeiros, Tomé nega taxativamente tal acusação: "os BVA estão bem, tem as contas em dia e uma situação financeira estável e confortável".

Sobre o futuro da corporação humanitária, apelou à participação do "novos protagonistas mais jovens" e terminou sublinhando, "para o bem da instituição acho que foi a melhor solução a minha saída".
Dario Tomé, 71 anos, professor aposentado, ocupou diversos cargos na corporação arouquense - vice-presidente e presidente da direcção e ainda presidente da assembleia geral. JCS 2013-02-26

(mais desenvolvimentos na próxima edição impressa do RODA VIVA jornal)


COMUNICADO DA DIRECÇÃO

Considerando que os Órgãos de Comunicação Social locais vêm, junto desta Direcção, solicitando informação sobre as razões do nosso pedido de demissão, entendemos, por conveniente, a todos fornecer o comunicado que segue:
De facto, na reunião ordinária da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca, em 11.02.2013, depois de muito e longamente reflectir, tendo sempre presentes os mais altos interesses desta Instituição, o Presidente fez sentir aos membros da Direcção a que preside que, ao fim destes sete anos, já não reunia as melhores condições de saúde para continuar a dedicar o melhor de si mesmo na condução dos destinos desta muito grande Associação.
Foram anos muito intensos, a todos os níveis, que foram deixando marcas. Como diz o povo, ‘elas não matam mas aboligam'.
Todos nós entendemos as razões apresentadas e, pese embora o Presidente ter feito saber que a sua saída não devia, ou podia, implicar a saída dos seus colegas, todos entendemos que, tendo sido convidados por ele, aceitando integrar a sua Direcção para dela fazer parte como uma equipa e, portanto, em solidariedade dos compromissos assumidos, também o acompanhávamos na decisão que estava a tomar.
Esta Direcção apresentou o seu pedido de demissão ao Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral e, ao mesmo tempo, solicitou que a eleição de nova Direcção ocorresse em momento posterior à apresentação do Relatório e Contas do exercício findo de tal modo que os nossos associados, e quem nos vier a suceder, tomem conhecimento da situação financeira em que se encontra a Instituição.
Desde já tranquilizamos toda a comunidade, nomeadamente os nossos associados, que a situação financeira da Associação é boa tendo em consideração todos os investimentos que, quer em termos de obras quer em termos de equipamentos, foram feitos sempre com o melhor critério e, como foi dito na Ceia de Natal, está tudo pago. Se não se verificassem estes factos, fosse de que maneira fosse, haveríamos de cumprir tudo quanto nos propusemos fazer. Daqui, convidamos a todos que visitem o nosso Quartel e vejam com os próprios olhos. Possuímos excelentes instalações polivalentes ao serviço do nosso Corpo de Bombeiros e comunidade; No que respeita a equipamentos e condições de conforto e bem-estar ao dispor dos nossos Bombeiros, para que possam desempenhar as suas funções com eficiência, estamos muito bem servidos.
Informamos o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que continuaríamos no exercício das nossas funções cumprindo, exclusivamente, os actos de gestão correntes e os compromissos já assumidos, caso não fosse outro o seu entendimento.
Aproveitamos para agradecer a todo o Corpo de Bombeiros da Associação a colaboração prestada e dizer que não deixaremos de ser bombeiros, embora sem farda.

Arouca, 26 de Fevereiro de 2013.
P'A Direcção, o Presidente

(Dario Tomé da Conceição) 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:34



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags