Entrei num café de Lisboa ao fim da tarde para lanchar. Ao balcão, saboreio uma sandes de fiambre e um galão. De súbito aproxima-se um cidadão e interpela-me, com um rasgado sorriso na cara: "Desculpe. O senhor é dos Bombeiros. Como já não o vejo há muito tempo na televisão e via-o quase todos os dias a reclamar do Governo, pergunto se os problemas dos Bombeiros já estão todos resolvidos?”
Surpreendido pela abordagem, comecei por informar o cidadão que há mais de um ano que não sou Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, razão porque deixei de aparecer na televisão. Acrescentei que aparecia na televisão e noutros órgãos de comunicação social apenas para defender os Bombeiros, pois não tenho vocação para ser vedeta mediática.
Quanto aos problemas dos Bombeiros, há os que foram resolvidos e outros que estão por resolver, cabendo agora ao actual Presidente da Liga falar deles.
“ Desculpe mas não sabia que já não era dos Bombeiros. Eu gostava de ouvi-lo, pois falava para todos nós e tornava os problemas dos Bombeiros como nossos. E agora quando o vi entrar lembrei-me de abordá-lo”, justificou-se.
Voltando a desculpar-se o cidadão lá foi à sua vida. Entretanto o galão esfriou. Enquanto o empregado voltava a aquecê-lo, confesso que me senti orgulhoso por ainda haver cidadãos que mantêm na memória a minha intervenção pública em representação da Liga e que dão pela falta dela.
por Duarte Caldeira