Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 24.11.12

Madeira: Protecção Civil pede atitude cívica à população

O presidente da Protecção Civil da Madeira reconheceu esta sexta-feira existirem zonas fragilizadas na região, mas "referenciadas", pedindo à população uma "atitude cívica" na sequência do aviso vermelho emitido pelo Instituto de Meteorologia.

"Há zonas que estão mais fragilizadas e essas zonas estão perfeitamente referenciadas", afirmou Luís Neri, numa conferência de imprensa após uma reunião do Centro de Coordenação Operacional, que juntou várias entidades, na sede da Protecção Civil regional, no Funchal.

O responsável admitiu haver "a noção de que determinadas áreas, quer em termos de acessibilidades, quer em termos das habitações, não estão completamente recuperadas", sustentando que existe "perfeita sintonia" entre os municípios e o Governo Regional para a eventualidade de ser necessária a retirada de pessoas das suas habitações.

"Não é que elas neste momento estejam em perigo", declarou, considerando não interessar "criar alarmismos". Adiantou que as autarquias e a Segurança Social têm um levantamento das áreas que "neste momento possam estar mais fragilizadas".

Na conferência de imprensa, na qual esteve também o secretário dos Assuntos Sociais da Madeira e o director do Observatório Meteorológico do Funchal, o responsável da Protecção Civil aconselhou a população a fazer a sua "vida normal, mas façam-na tendo em atenção" a circulação em viatura ou a pé.

"Com a quantidade de chuva [prevista] há necessidade de ter cuidados redobrados", declarou, recomendando uma "atitude cívica".

A este propósito explicou que as pessoas não se devem aproximar das ribeiras e devem aferir se nas zonas onde moram existe algum factor de obstrução.Se tal suceder, Luís Neri apelou a que contactem as juntas de freguesia, os municípios ou outras autoridades, garantindo que todos estão "imbuídos do mesmo espírito" que passa pela inexistência de vítimas e minimizar os danos.
 
 
por CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:08



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags