Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 26.02.13

Município de Cantanhede assinala Dia Internacional da Proteção Civil com uma semana de atividades ( C/Imagens)

De 25 de Fevereiro a 1 de Março, decorre no concelho de Cantanhede a Semana da Proteção Civil, iniciativa que a Câmara Municipal promove pelo sexto ano consecutivo a propósito do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala no dia do encerramento das atividades.

A organização está a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, e será operacionalizada com a participação ativa dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Guarda Nacional Republicana, Delegação da Tocha da Cruz Vermelha Portuguesa e Equipa de Sapadores Florestais da Freguesia de Tocha.

O objetivo é proporcionar a diferentes segmentos da população, com destaque para os alunos dos diferentes níveis de ensino, conhecimentos e competências no âmbito da segurança, com recurso a ações pedagógicas de natureza teórica em articulação com outras de carácter eminentemente prático, seguindo a este nível uma metodologia de simulação de ocorrências de perigo.

Nesse sentido, as ações agendadas no âmbito da Semana da Protecção Civil terão a participação ativa de crianças e jovens de diversas escolas do concelho, que, com apoio e orientação dos representantes das entidades envolvidas nas diversas atividades, serão colocados perante situações, nos quais devem desempenhar o papel de agentes promotores de segurança. Paralelamente, os alunos irão também colaborar com as entidades envolvidas na Semana da Proteção Civil em ações de sensibilização e informação a levar a cabo para despertar a população em geral para os cuidados a ter nos diferentes contextos em que a segurança dos cidadãos pode ficar em risco.

Este ano, as ações previstas serão realizadas no período compreendido entre as 10h00 e as 12h00 nas escolas EB1de Balsas (25 e 27 de fevereiro), Camarneira (26 e 28 de fevereiro), Pocariça (25 e 27 de fevereiro) e Tocha (26 e 28 de fevereiro). A equipa Escola Segura da GNR e elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil irão dinamizar sessões sobre educação e prevenção rodoviária, incluindo a contextualização da atividade das várias valências da GNR, com apresentação de alguns recursos que utilizam diariamente na sua atividade operacional e a demonstração de procedimentos básicos.

Como habitualmente, a terminar as sessões, os alunos irão participar numa Operação Stop nas ruas das imediações dos referidos estabelecimentos de ensino, para, juntamente com elementos da GNR e técnicos da Proteção Civil Municipal, entregarem aos condutores um folheto com informação de segurança e conselhos para uma condução segura, nomeadamente sobre a obrigatoriedade em utilizar o cinto de segurança, bem como os riscos associados ao excesso de velocidade e à ingestão de álcool antes de conduzir, entre outros aspetos.

Outra iniciativa a desenvolver nas referidas escolas é a que diz respeito à divulgação do papel crucial que os Bombeiros Voluntários desempenham no âmbito da proteção civil, ponto de partida para uma ação de formação a aspetos técnicos, organizativos e operacionais da corporação, bem como sobre atitudes e procedimentos tendentes a prevenir os incêndios e outras situações que requerem a intervenção dos soldados da paz.

Ainda relacionada com esta matéria, mas integrando também a vertente dos trabalhos florestais, será a apresentação da equipa de sapadores florestais da Freguesia de Tocha, que irão destacar a importância do seu trabalho especializado na prevenção dos fogos florestais, nomeadamente as ações de silvicultura preventiva, com destaque para a roça de matos e limpeza de povoamentos florestais, a realização de fogos controlados, bem como a manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas corta-fogo e outras infraestruturas.

Finalmente, as escolas receberão também a visita de uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa, que terá a seu cargo a dinamização de um workshop sobre prestação dos primeiros socorros, comportamentos de segurança e como atuar em caso de ocorrência de acidentes.

Durante esta semana, o Serviço Municipal de Protecção Civil do Município de Cantanhede realizará também nas escolas EB1 de Cordinhã, Gesteira, Sepins, Aljuriça e no Centro Educativo de Ançã, ações de sensibilização e formação sobre a evacuação em ambiente escolar, envolvendo todos os ocupantes das escolas, tendo em vista a criação de rotinas de comportamentos autoproteção e prevenção, simulando a evacuação da escola como se de uma situação real se tratasse.

Simulacro de incêndio e evacuação no Lar da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos 

A Semana da Proteção Civil promovida pelo Município de Cantanhede encerra a 1 de Março com um simulacro de incêndio na cozinha do Lar da Fundação Ferreira Freire e evacuação parcial da instalação, exercício que terá a intervenção Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Guarda Nacional Republicana e do Serviço Municipal de Proteção Civil. 


Gentilmente cedido à Administração por
                              Eng. Hugo Oliveira
Comandante Operacional Municipal de Cantanhede


Seguem as Imagens que nos serão enviadas ao longo da Semana:




Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 21:53



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags