Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 12.03.12

Fogo lavra no Gerês em dia de risco “muito elevado” de incêndio

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registava às 06h00 de hoje dois incêndios activos nos distritos do Porto e Viana do Castelo, incluindo um no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

No total, os dois incêndios estão a ser
combatidos por 38 bombeiros e
12 viaturas
 (Foto: Enric Vives-Rubio) 
No total, os dois incêndios estão a ser combatidos por 38 bombeiros e 12 viaturas, segundo a página da Internet da ANPC. 

Com duas frentes activas em mato, o fogo que teve início às 00h50 no concelho de Amarante, distrito do Porto, mobiliza 22 operacionais e oito viaturas. No distrito de Viana de Castelo, o incêndio no Parque Nacional Peneda-Gerês é uma reactivação de um fogo iniciado às 14h25 de domingo. Actualmente com duas frentes activas, o fogo está a ser combatido por 16 bombeiros apoiados por quatro veículos. 

Desde as 00h00 de hoje foram registados 18 incêndios em todo o país. Nesta segunda-feira, quatro concelhos de Portugal continental apresentam risco “muito elevado” de incêndio, após um fim-de-semana com quase meio milhar de ocorrências, informou o Instituto de Meteorologia (IM). 

Com risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, estão os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil (distrito de Coimbra), Covilhã (Castelo Branco) e Sardoal (Santarém). Trinta e nove concelhos do país, principalmente no interior, apresentam risco elevado de incêndio. 

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”. O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13h00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas. 

A Protecção Civil activou o alerta azul de incêndios florestais devido às previsões de tempo seco, com condições favoráveis à propagação de fogos. Segundo a ANPC, o nível azul, o estado de alerta mais baixo de uma escala de quatro do sistema de operações e socorro prolonga-se até às 20h00 do dia 20 de Março. Face às previsões meteorológicas, a ANPC refere que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, lançamento de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circulem.

Fonte: Público

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:44


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags