Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 20.03.13

Aumentou o número de missões realizadas pelo helicóptero do INEM (C/Áudio)

Tem aumentado o número de missões realizadas pelo helicóptero do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros.
A afirmação chega do médico da equipa, Filipe Serralva.

O médico que está na cidade desde 2010, altura em que a aeronave chegou ao distrito de Bragança, após celebração do protocolo com o Ministério da Saúde, em 2007.
Filipe Serralva diz ser o médico com mais voos a serviço do INEM em todo o país.

microfone

“Estou aqui desde o início. Temos sido chamados para todo o norte, mais aqui no nordeste transmontano e na beira alta mas temos feito missões em todo o lado. Sou o médico com mais horas de voo em Portugal, sem dúvida nenhuma.”
Lembro que a 1 de Outubro entrou em vigor a nova reorganização dos meios aéreos no país, e esta ditava que, na região Norte os meios de Macedo e de Baltar, no Porto, seriam desativados, passando a operar apenas um helicóptero com sede única, em Vila Real.
O médico fala do modus operandi na hora de salvar vidas e das vezes em que também utilizam a VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação.
microfone
“Situações de ortopedia sem nenhuma complicação, se for mais perto, vai para Bragança. A prioridade é o bem o doente, se ele não precisar de nenhuma especialidade médica nós levamos para o sítio que possa dar os cuidados o mais rápido possível. Se o benefício do tempo e a distância justifiquem vamos no carro, se for mais longe vamos no helicóptero.”
Atualmente há apenas um Helicóptero do IENM a operar na região Norte, situado em Macedo de Cavaleiros.
Filipe Serralva é categórico na hora de afirmar que a equipa do INEM que sai em missão com o helicóptero faz toda a diferença.
microfone
“Salvamos muitas vidas. Gosto muito de trabalhar cá porque fazemos a diferença e este helicóptero como os outros do País fazem a diferença ao conseguir fazer chegar o apoio aos doentes.”
Está prevista a vinda de uma ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) para Macedo de Cavaleiros em substituição da aeronave, no entanto, e dando provimento à providência cautelar interposta pelos autarcas, o helicóptero continua assegurado no distrito de Bragança.


por Rádio Onde Livre

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 11:42


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags