Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 03.11.11

INEM admite dificuldade em localizar alguns pedidos de socorro

O Instituto Nacional de Emergência Médica estudou a dificuldade em localizar os pedidos de socorro e concluiu que, num mês, há mais de 600 telefonemas em que é difícil definir o local das ocorrências.


"Pela primeira vez na história do INEM foi criado um indicador de monitorização de desempenho e feito um estudo - realizado relativamente a Setembro deste ano - para procurar quantificar uma dificuldade desde sempre sentida pelos operadores", refere o instituto, numa nota enviada à agência Lusa.  

Do levantamento feito em Setembro, o INEM diz que houve 643 casos, em mais de 90 mil chamadas, em que se sentiu necessidade de contactar o local para apurar dados mais detalhados para encaminhar os meios de socorro.  

"Em causa estão 0,7% das chamadas recebidas", resume o INEM, mas assegurando que o socorro nunca foi posto em causa e que em todos os casos o meio necessário foi imediatamente accionado enquanto decorria a confirmação da morada.  



O instituto reconhece que em algumas situações é "extremamente difícil" localizar as ocorrências e apela aos cidadãos para que facultem toda a informação solicitada pelos operadores e que indiquem a localização exacta, sempre que possível com indicação de pontos de referência.  

Entre as causas para a dificuldade de localização está o facto de a chamada encaminhada pelo 112 não chegar ao INEM georreferenciada, o cidadão fornecer uma localização errada ou incompleta ou o operador do atendimento ter dificuldade em registar a informação.

Outro exemplo é a existência de freguesias ou localidades com o mesmo nome mas em concelhos diferentes.  

Estes dados do INEM são apresentados depois de o Sindicato Nacional de Profissionais de Emergência Médica ter alertado para o que considera ser uma diminuição da qualidade do serviço prestado na sequência de modificações na forma de atendimento de chamadas do INEM.  

O sindicato considerou também que os dados sobre a dificuldade de localização de chamadas são preocupantes e que decorrem dessa alteração, o que é negado pela direcção do instituto.  

Fonte: Correio da Manhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 23:12



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Tags

mais tags