Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 24.02.13

Bombeiros em casaa cair aos pedaços falta financiamento a obra já aprovada

Os bombeiros Voluntários de Vieira do Minho (BVVM) celebraram este mês 73 anos mas, de dia para dia, o quartel onde estão instalados vai acentuando a sua degradação. "Podemos afirmar que está a cair aos bocados", refere Francisco Dalot, presidente da Associação Humanitária dos BVVM.

Para além do que é visível no exterior, onde o quartel vai ficando despido de azulejos, no interior as infiltrações e humidade, assim como vários problemas ligados à estrutura de eletricidade e esgotos, tornam o edifício num lugar "nada simpático".

"Há quem durma nos carros particulares, pois no inverno isto é extremamente frio e no verão um forno", refere Francisco Dalot, que, desde 2005 vê sucessivos adiamentos e o arrastar de decisões relativamente ao projeto do novo quartel (ver caixa).

Receitas em queda

O responsável sublinha que a situação financeira da corporação se agravou substancialmente nos dois últimos anos face a diminuição drástica nas receitas.

"Vivíamos fundamentalmente do transporte de doentes. Investimos nas ambulâncias, mas desde as alterações da tutela, não conseguimos transportar doentes. Parece que os doentes desapareceram", refere Fernando Dalot, explicando que, devido a esta situação, deixaram de entrar nos cofre dez mil euros mensalmente.

O projeto de construção do novo quartel está já devidamente aprovado pela Autoridade Nacional da Proteção Civil desde setembro de 2011. O problema são as candidaturas ao QREN, que dificultam o financiamento da obra. A direção chegou a elaborar um estudo para a requalificação das atuais instalações, mas concluiu que o projeto sairia mais caro.
 
 
por Nuno Cerqueira / JN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:20


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags