Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 05.09.12

Incêndios: Bruxelas já fala com Estados-membro após pedido de ajuda português

A Comissão Europeia confirmou hoje ter recebido um pedido de apoio de Portugal para combater os incêndios que lavram no país e indicou que já entrou em contacto com os países que integram o Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Depois de a Protecção Civil portuguesa ter anunciado hoje que iria pedir o apoio do Mecanismo Europeu de Protecção Civil perante a actual situação operacional em Portugal, o porta-voz para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Crises da Comissão Europeia confirmou à Lusa que o Centro de Monitorização e Informação recebeu o pedido e «está a seguir de perto a situação e em contacto regular com as autoridades portuguesas».

«A informação foi partilhada com os Estados-membros e outros países participantes do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia» e os países vão agora «avaliar se podem oferecer a assistência requerida», disse David Sharrock.

Na nota hoje divulgada, a Protecção civil adiantou que às 12 horas estavam activos nove incêndios em Portugal, que mobilizavam 1.711 operacionais, 489 veículos e 13 meios aéreos.

O incêndio que era considerado mais preocupante lavrava na freguesia de Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, sendo combatido por 504 operacionais, ajudados por 151 veículos e quatro meios aéreos.

De acordo com a Protecção Civil, no domingo registaram-se em Portugal continental 324 incêndios florestais, que obrigaram ao empenhamento de 7.915 operacionais e 2.146 veículos e 86 missões aéreas.

Até dia 6 de Setembro prevêem-se condições meteorológicas altamente propícias à propagação de incêndios florestais, com baixa humidade relativa, associada a vento de nordeste quente e seco e moderado a forte com intensidades que podem ser da ordem dos 40 quilómetros/hora nas terras altas, com subida dos valores de temperatura máxima superiores a 30ºC.

Mais uma vez, as autoridades alertam todos os cidadãos para que não utilizem fogo nos espaços rurais, nomeadamente através da realização de queimadas ou fogueiras para recreio ou confecção de alimentos, lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, por exemplo.

Fonte: Lusa/SOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 19:41



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags