Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 09.11.11

SINAPEM: Carta Enviada ao INEM

Exmos. Senhores
Na sequência do nosso contacto, junto lhes envio as estatísticas de localizações/moradas incorrectas, relativas ao mês de Setembro de 2011 a que este Sindicato teve acesso. Note-se que estes dados foram retirados do sistema informático do Instituto Nacional de Emergência Médica, não havendo outra forma de os conseguir.

Então vejamos:
No final de Agosto de 2011 este Sindicato alertou para a degradação da eficácia e qualidade da assistência prestada aos cidadãos do INEM, pela implementação do CODU Nacional (centro de orientação de doentes urgentes). Ou seja, desde 1 de Agosto de 2011 as chamadas 112 para o INEM, de emergência, seriam atendidas em qualquer ponto do país, uma vez que deixaria de fazer sentido a distribuição geográfica de 4 CODU´s (Lisboa, Porto, Coimbra e Faro).

Isto na sequência da célebre chamada da deputada do PSD que acusou demora no atendimento das chamadas 112.

Então sem ouvir sequer os profissionais que estão no terreno, a actual direcção entendeu que se estendesse o atendimento a todo o território nacional, aceleraria o processo do atendimento, diminuía as chamadas em espera, uma vez que qualquer operador que estivesse livre poderia desempenhar a função, colmatando uma falta destes operacionais vivida ao longo dos anos. Só que se esqueceu de pormenores que fazem toda a diferença:

- Formação adequada e que naturalmente tal medida atrasaria a função até pela quantidade de informação constantemente a entrar e com perfeita incapacidade de ser em tempo real analisada. Demos a conhecer as preocupações dos profissionais que verificaram ao longo desse mês, uma tremenda falta de qualidade do serviço prestado, um aumento do tempo de triagem associado a retrocessos quanto à eficiência.

A par destes factores, estão profissionais que por estarem permanentemente expostos a situações de extremo stress pelas características da função desempenhada, apresentavam cada vez mais um desgaste físico e emocional até então nunca verificado juntamente com factores de falta de condições de trabalho. Todavia nunca sequer imaginariam os dados catastróficos que aqui lhes apresentamos.

Estamos a falar de vidas! Dos nossos amigos e familiares ou mesmo nós próprios.


Clique Para Ampliar
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.sinapem.pt%2F&h=yAQE6D-UxAQF7K_guXDEesrmwlLchCWdRBT5esKD_a2K9ZQ

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 00:24


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Tags

mais tags