Cerca de 9.000 pessoas foram retiradas esta sexta-feira no norte do estado norte-americano de Utah (oeste) depois do forte vento ter avivado as chamas de um fogo que ameaça as suas casas e uma fábrica de explosivos situada nas proximidades.
O incêndio deflagrou na quinta-feira em Kiowa Valley, perto de Saratoga Springs, uma localidade com 18 mil habitantes a leste do lago de Utah, a cerca de 56 quilómetros a sul de Salt Lake City, de acordo com o canal televisivo MSNBC.
Inicialmente, as chamas consumiram cerca de 750 acres de campos de cultivo, mas os ventos aumentaram a dimensão do incêndio que devastou já mais de 4.000 acres, relatou em declarações ao canal Teresa Rigbym, o porta-voz do Departamento de Gestão de Terras.
Cerca de uma centena de bombeiros participam nos trabalhos de extinção do incêndio, com o apoio de um helicóptero, cujas tarefas são dificultadas pelo vento que atingiram uma velocidade média de 32 quilómetros por hora durante o dia, com rajadas que chegaram até aos 48 quilómetros por hora.
Os bombeiros destacados tinham conseguido conter cerca de um quinto do incêndio, mas por causa dos fortes ventos, perderam terreno, informou Jason Curry, da Divisão Florestal e de Terra do Estado, que reconheceu que a missão está a ser um desafio.
fonte: RTP