Três concelhos, todos eles no distrito de Faro, apresentam hoje risco "muito elevado" de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco, informa o Instituto de Meteorologia (IM) na sua página na Internet.
Segundo a mesma fonte, Monchique, Loulé e São Brás de Alportel são os concelhos com risco "muito elevado" de incêndio.
O IM refere igualmente que 16 concelhos de Portugal continental, principalmente no Sul do país, estão com risco "elevado" de incêndio, o terceiro mais grave da escala.
O risco de incêndio, determinado pelo IM, engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Na segunda-feira foram contabilizadas 29 ocorrências, combatidas por 427 operacionais, apoiados por 118 veículos.
Desde as 00:00 de hoje, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não contabilizou qualquer incêndio.
Entretanto, o IM prevê para hoje na região Norte de Portugal continental céu muito nublado, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, sendo por vezes forte a partir do meio da tarde, e estendendo-se gradualmente às regiões do interior.
Para a região Centro, o IM prevê céu geralmente muito nublado, com boas abertas no interior, períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro a partir do início da manhã, tornando-se moderada a norte do Cabo Mondego para o final do dia.
No Sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no litoral a norte de Sines e no Alto Alentejo a partir do final da tarde.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23º em Faro, 21º em Lisboa e 19º no Porto.
Diário Digital com Lusa