Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 16.03.12

Fim-de-semana de chuva

O fim-de-semana ficará marcado pela chuva em todo o país, mas segunda-feira já se prevê um dia com céu pouco nublado e sem precipitação, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões, do Instituto de Meteorologia.

Segundo a mesma fonte, para hoje ainda está prevista a ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoadas, especialmente nas regiões do interior do país e durante a tarde.

Cristina Simões revelou que no sábado «esta depressão já está no interior de Espanha» e devido à «aproximação de um sistema frontal» deverá chover «a começar no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao centro e do sul».

Estão assim previstos, além de uma pequena descida da temperatura, «períodos de chuva passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão até ser de neve em quotas entre os 800 e os 1.000 metros».

De acordo com a meteorologista, na região sul, «um pouco menos afectada por esta frente, prevêem-se períodos de céu muito nublado, vento fraco e descida da temperatura mínima».

«Para domingo estamos numa situação de pós frontal e ficamos com alguns aguaceiros especialmente durante a manhã. A tarde será bem melhor com boas abertas e já não deverá chover. Uma situação a manter para o início da semana com uma segunda-feira de céu pouco nublado já sem precipitação», disse Cristina Simões.

Quinta-feira ficou marcada pelo regresso da chuva ao território continental português, «essencialmente na região do sul e litoral».

«A depressão estava a sudoeste do território, aproximando-se de Sagres, e portanto a zona mais afectada foi a região sul, incluindo Setúbal e Lisboa», concluiu.

Fonte: Lusa/SOL

Com a aproximação e passagem de uma superfície frontal, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P. prevê para amanhã, sábado dia 17 de março, céu muito nublado com períodos de chuva nas regiões do Norte e Centro durante a madrugada e manhã passando gradualmente a regime de aguaceiros para o final da tarde. Acima dos 1200/1400m a precipitação que vier a ocorrer, será de neve, baixando a cota para os 800/1000m no final do dia. 

Esta situação é acompanhada de uma descida da temperatura máxima, prevendo-se para Lisboa 17ºC, Porto 13ºC, Bragança 12ºC e Penhas Douradas 7ºC. 

Para domingo dia 18, após a passagem da superfície frontal e com a entrada de uma massa de ar frio que afetará todo o território prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima e mínima. A norte do sistema Montejunto-Estrela prevê-se a ocorrência de aguaceiros, que serão de neve acima dos 800/1000m. 

A partir de segunda-feira, dia 20, prevê-se o regresso do tempo seco com céu pouco nublado ou limpo. Esta situação deverá manter-se até domingo, 26 de março, e será acompanhada de acentuado arrefecimento noturno e pequena subida da temperatura máxima. 

O IM sugere o acompanhamento desta situação através da sua Página WEB

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:41



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags