Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 14.01.13

Cerca de 40 bombeiros de Manteigas descontentes com direção suspendem funções

Cerca de 40 bombeiros de Manteigas, na Serra da Estrela, deixaram, este domingo, de fazer serviço na corporação devido a divergências com a direção.

Os voluntários descontentes entregaram esta manhã uma carta ao comandante interino dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, na qual informam que "a partir de hoje vão deixar de fazer serviço", disse à agência Lusa o subchefe Francisco Gomes, porta-voz dos elementos contestatários.

"É uma carta simples a dizer ao comando que nós vamos passar para a inatividade. Deixamos de fazer serviços, por motivos pessoais e profissionais, alegando que não há condições", justificou.

O responsável disse que os elementos que entregaram o documento pediram a inatividade "durante o período de um ano", mas podem regressar ao corpo ativo a qualquer momento, "voltando a escrever novamente uma carta" ao comando.

"Desde que o senhor presidente [da direção] saia, nós queremos voltar", garantiu Francisco Gomes, lembrando que os voluntários estão descontentes com o presidente da direção, Manuel Rabaça, e exigem a sua demissão.

Os bombeiros pedem a saída do presidente da direção, alegando que "tem perseguido um pouco os bombeiros" e que no quartel "há falta de material" para intervir no dia a dia.

Com a indisponibilidade de cerca de 40 bombeiros, a Associação Humanitária de Manteigas, que possui cerca de 60 elementos no corpo ativo, vai contar com "pouco mais de dez" elementos para assegurar o serviço diário, indicou o subchefe.

Francisco Gomes reconheceu que os elementos que ficam em funções "não vão conseguir" assegurar o serviço "durante 24 horas" e o socorro às populações e aos visitantes da Serra da Estrela pode ficar comprometido.

"Nós temos uma brigada de 15 elementos que faz serviço à Torre (...) e, a partir de agora, o dispositivo, que engloba seis corporações, vai ficar sem a nossa ajuda e também vai ficar em causa", previu o porta-voz dos bombeiros de Manteigas que estão descontentes com a direção.

O comandante interino da corporação, Francisco Tacanho, confirmou à agência Lusa a receção de "algumas cartas" entregues pelos bombeiros, adiantando que vai dar "conhecimento à direção e ao comandante distrital" do Comando de Operações de Socorro da Guarda.

A agência Lusa também tentou obter um comentário do presidente dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, Manuel Rabaça, que declinou prestar declarações sobre o assunto.
 
 
por Lusa / JN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:34


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags