Os Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho (BVVM) estão a atingir o ponto de saturação e cansaço, devido ao elevado número de incêndios que têm deflagrado no concelho.
Só durante o fim-de-semana, diz a corporação, foram combatidos cerca de uma dezena de fogos nas freguesias de Rossas, Covas, Soengas, Ventosa, Mosteiro, Ruivães e Agra.
Já no dia de ontem os BVVM tiveram de acudir a incêndios em Rossas, Guilhofrei e Ventosa, o fogo de Guilhofrei mantinha-se activo ontem ao final do dia.
Dado o elevado número de incêndios os BVVM apelam à população que apoie na vigilância e prevenção dos incêndios, dada a predominância do tempo quente.
Outros fogos nos distritos de Braga e Viana do Castelo
Além de Vieira do Minho, também foram registados incêndios em Fradelos, Palmeira e Pedralva, em Braga, que levaram à intervenção, em cada um deles, de seis elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga apoiados por duas viaturas.
Os Voluntários de Braga foram chamados a apagar as chamas na freguesia de Espinho.
Em Longos, no concelho de Guimarães, o fogo que começou na noite de segunda-feira reacendeu na tarde de ontem, levando à intervenção dos Bombeiros Voluntários das Taipas.
Houve, também reacendimentos nos fogos de Covelas (Póvoa de Lanhoso) e de Paçô (em Vila Verde)
Em Longos, no concelho de Guimarães, o fogo que começou na noite de segunda-feira reacendeu na tarde de ontem, levando à intervenção dos Bombeiros Voluntários das Taipas.
Houve, também reacendimentos nos fogos de Covelas (Póvoa de Lanhoso) e de Paçô (em Vila Verde)
Em Vila Seca (Barcelos), um fogo em mato foi combatido por 16 elementos dos BombeirosVoluntários de Barcelinhos, apoiados por cinco viaturas e por bombeiros de Fão e Viatodos, com cinco elementos e uma viatura de cada corporação.
No distrito de Viana do Castelo, a situção mais preocupante viveu-se, ontem à tarde, nas freguesias de Bico e Vascões, ambas no concelho de Paredes de Coura.
Segundo o comandante dos bombeiros voluntários locais, o fogo estava a consumir, ao final da tarde, uma extensa área florestal da Área Protegida do Corno de Bico.
O fogo deflagrou na noite de segunda-feira, tendo sido dado como extinto às seis da manhã.
As chamas acabaram por reacender, obrigando à intervenção de um helicóptero, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e de uma equipa de Sapadores Florestais,
Helicópteros vão continuar a actuar até sábado
Entretanto, o Ministério da Administração Interna (MAI) decidiu hoje prolongar até sábado o reforço dos quatro helicópteros ligeiros no combate aos incêndios florestais, tendo em conta as previsões meteorológicas.
Estes quatro helicópteros, que reforçam o dispositivo de combate a incêndios desde a semana passada, terminavam hoje a sua actividade operacional.
Com o prolongamento do reforço são 20 os meios aéreos actualmente disponíveis para o combate aos fogos florestais.
Braga e Viana do Castelo são dois dos distritos onde os helicópteros vão continuar a actuar até sábado.
Continua também operacional até sábado, o reforço dos mais de 360 bombeiros a actuar em 14 distritos, aqueles que têm “maior perigosidade flores-tal”.
Fonte: Correio do Minho