Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 31.08.12

Um morto em sismo de 7.6 nas Filipinas




O abalo foi registado às 20h47 locais (12h47 GMT) a 33 Km de profundidade. O epicentro do sismo foi localizado no mar, 106 Km a leste da ilha de Samar, segundo o instituto americano de geofísica (USGS). O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico lançou um alerta de tsunami, que cancelou três horas depois do abalo. Morreu pelo menos uma pessoa, na derrocada de uma casa.


O alerta de tsunami foi cancelado pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico cerca das 16h00 GMT, com avisos emitidos apenas para as embarcações e estruturas costeiras devido ao risco de correntes fortes.

Segundo a agência Reuters o sismo destruiu estradas e pontes. Pelo menos uma casa ruiu, matando uma pessoa e várias cidades ficaram sem eletricidade e sem internet.

A derrocada da casa matou uma mulher de 54 anos e deixou ferido o seu neto de cinco, que já foi hospitalizado.
Fuga para zonas altas
As autoridades filipenas avisaram as populações do leste da ilha de Samar e de diversas outras ilhas próximas para se refugiarem em zonas elevadas até a ameaça de tsunami ser levantada.

A população obedeceu ao alerta, como confirmou um pescador à Associated Press, uma hora após o sismo. "Eu e os meus vizinhos fugimos. Estamos agora a caminho das montanhas" afirmou o pescador por telefone a partir de Guiuan, uma cidade a 146 Km do epicentro. 

Apesar do alerta de tsunami ter sido levantado pelo Centro de Alerta do Pacífico, as autoridades filipinas mantêm a vigilância e pedem o mesmo aos habitantes.

"Não durmam, especialmente os da costa leste, porque poderá haver réplicas", recomendou Benito Ramos, o general na reserva que lidera os Serviços Civis de Emergência, num aviso lançado a nível nacional.

"Estamos numa situação de esperar para ver, algumas pontes e estradas foram afetadas, as pessoas entraram em pânico e estão agora em locais elevados", afirmou o governador de Samar, Ben Evardone. "Só se vêem as luzes dos carros nas ruas a dirigirem-se para locais altos", disse um repórter na cidade de Borongan.
Alerta tsunami
O alerta de tsunami foi de início lançado também para o Japão e as ilhas do Pacífico até às Marianas do Norte, mas foi levantado cerca de duas horas depois do sismo para estas zonas, informou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. 

O alerta manteve-se mais uma hora para as Filipinas, a Indonésia e Palau. 

Ondas de 16 cm foram resgistadas cerca das 15h45 GMT pela agência de sismologia filipina na região de Surigao, Mindanao, a sudoeste do epicentro. 

O diretor da Agência de Sismologia das Filipinas, Renato Solidum afirmou que uma segunda e uma terceira vagas poderão ser maiores.

Fonte: RTP

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 18:27


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags