Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 30.08.11

Incêndios: 13 Concelhos com Risco Máximo

Treze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Santarém e Faro estão esta terça-feira em risco máximo de incêndio, de acordo dados publicados pelo Instituto de Meteorologia (IM), escreve a Lusa.

Com risco máximo de incêndio estão os concelhos de Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso e Gouveia (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu), Oleiros (Castelo Branco), Mação (Santarém) e Monchique (Faro).

Segundo o IM, em risco elevado de incêndio estão vários concelhos dos distritos do Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Na segunda-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 106 incêndios que foram combatidos por 1.525 bombeiros, com o auxílio de 366 veículos.

O IM prevê para esta terça-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã, aumento gradual da nebulosidade do litoral para o interior a partir do início da tarde com ocorrência de períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se às regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Prevê-se ainda vento fraco neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral e pequena descida nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, no Porto prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius e 26 em Lisboa e em Faro.

O perigo dos raios UV

A radiação ultravioleta (UV) também atinge esta terça-feira um valor muito alto em 13 regiões de Portugal.

O IM prevê radiação UV muito alta em Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Sagres, Sines, Viseu, Horta, Ponta Delgada, Funchal e Porto Santo.

No nível muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

Estes cuidados devem ser vigorar entre as 12:00 e as 16:00.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:44


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags