Decorre nos dias 24 e 25 de março, na Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em Sintra, uma ação de formação do primeiro módulo do Programa Inicial de Formação das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Este módulo conta com a colaboração do Centro de Psicologia Aplicada do Exército.
As EAPS possuem 3 modalidades distintas de intervenção:
1. Apoio psicossocial em emergência, no próprio teatro de operações ou nas primeiras horas após o incidente crítico;
2. Apoio psicossocial a bombeiros ou equipas na gestão de incidentes críticos, num intervalo entre 24 a 72 após o incidente;
3. Apoio psicossocial a familiares de bombeiros com lesão grave ou vítimas mortais.
São beneficiários do suporte das EAPS, todos os bombeiros expostos a um incidente crítico, nomeadamente: a) exposição a acontecimentos traumáticos (ex. ocorrências com vítimas mortais, incidentes com crianças, etc.); b) situação operacional envolvendo ameaça efetiva da vida e vítimas fisicamente ilesas envolvidas em acidente operacional grave; c) colegas e ou chefias de bombeiros sinistrados com lesões graves ou de vítimas mortais, e d) a família nuclear daqueles bombeiros.
No inicio deste ano, decorreram candidaturas para ingresso nas EAPS. No total foram aceites 39 candidaturas válidas, que em conjunto com os 25 técnicos de psicologia e de serviço social que já integravam as EAPS em 2011, totaliza 64 técnicos que vão frequentar este programa de formação.
Fonte: ANPC