Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 29.07.11

Mais de 80 Escuteiros Espanhóis Acompanhados por Técnicos de Saúde

A Administração Regional de Saúde do Centro revelou esta quinta-feira que 82 jovens do acampamento de escuteiros espanhóis onde ocorreram mais de 50 casos de intoxicação alimentar, numa praia da Tocha, "estão a ser acompanhados por técnicos" da ARS.
"O estado de saúde do grupo, que se encontra agora instalado na sede do Agrupamento de Escolas Gandra Mar, não inspira cuidados", acrescenta a assessoria de imprensa da ARS, em nota divulgada ao fim da tarde.

O acampamento da praia do Palheirão, concelho de Cantanhede, que albergava 160 escuteiros espanhóis, onde ocorreram várias dezenas de casos de intoxicação alimentar, foi encerrado esta quinta-feira.
"Os restantes jovens, que quarta-feira à noite e durante o dia de quinta-feira foram atendidos nas urgências hospitalares devido a sintomas de gastroenterite, apresentam na generalidade um quadro clínico favorável, sem complicações. Todos se encontram em recuperação ou já recuperados", segundo a ARS do Centro.

Na sequência da "pronta intervenção do INEM", foram atendidos em hospitais da Região Centro (Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Pediátrico Carmona da Mota, Hospital Distrital da Figueira da Foz e Hospital Infante D. Pedro) cerca de 60 jovens, desde a última noite.
"Até ao momento, e no âmbito da investigação epidemiológica, técnicos de Saúde Pública da ARS encetaram medidas sanitárias e ambientais de prevenção, incluindo colheita de amostras de produtos biológicos e de água para análise laboratorial", de acordo com a nota.

Às 18.30 horas, estavam ainda seis jovens em observações no Hospital Pediátrico Carmona da Mota, em Coimbra, de acordo com uma fonte desta unidade de saúde.
Ao todo, desde a noite passada, foram assistidos neste hospital 25 doentes que estavam acampados no Palheirão.
O estado de saúde dos que permanecem no Hospital Pediátrico "não exige especiais cuidados", adiantou a mesma fonte à Agência Lusa.

A autoridade de saúde está a aguardar o resultado de análises laboratoriais para apurar as causas da intoxicação alimentar sofrida por mais de 50 escuteiros espanhóis num acampamento em Cantanhede.  
Em declarações aos jornalistas, Rosa Monteiro, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES III), afirmou que os resultados dos inquéritos epidemiológicos feitos aos doentes vão ser cruzados com análises ambientais no terreno para chegar a uma "conclusão definitiva" sobre o sucedido.
"Vamos tentar estabelecer a origem da causa para ver a relação causa efeito entre as análises dos doentes e aquilo que foi ingerido", afirmou.
Admitiu que existem "suspeitas" sobre o que aconteceu, mas recusou revelá-las.
"Quando houver informação em concreto será revelada", disse.
Também o presidente da Câmara de Cantanhede, João Moura, recusou "especular" sobre as causas da intoxicação alimentar, embora considerando "uma possibilidade" a origem estar relacionada com a ingestão de água de um poço.

"As autoridades estão a seguir os protocolos normais. A água do poço é uma possibilidade, começa-se pela avaliação da água que todos utilizam", disse.
"Pode ter sido alguma coisa que comeram ou água que beberam. Demos conhecimento às autoridades [de saúde]. Não sabemos", disse, por seu turno, Alice Luzio, coordenadora do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) de Coimbra.
O acampamento que albergava 160 escuteiros espanhóis, oriundos de Salamanca, Toledo e Badajoz, decorria no parque escutista do Palheirão, um espaço natural gerido pelo Corpo Nacional de Escutas.
O acampamento foi encerrado a meio da tarde desta quinta-feira e os escuteiros transferidos e instalados numa escola da povoação da Tocha, onde deverão pernoitar.

fonte: JN




Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:37



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags