Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 19.03.12

Cantanhede: Uma semana de atividades de sensibilização ambiental, a propósito do Dia Mundial da Floresta

O Dia Mundial da Floresta (21 de Março) vai ser assinalado pelo Município de Cantanhede com uma semana dedicada a ações de educação ambiental especialmente orientadas para crianças e jovens, embora algumas se destinem também à generalidade da população.

A organização está ao cargo do Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais (SMPCRNT) do Município de Cantanhede, em parceria com a INOVA–EEM, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Organização Florestal Atlantis (OFA), Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (EPNA-GNR) e Junta de Freguesia da Tocha (Equipa de Sapadores Florestais).

A Semana da Floresta, de 19 a 13 de Março, contempla um vasto programa de atividades lúdico-pedagógicas que têm como principais objetivos promover a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas, fomentar a adoção de atitudes favoráveis à correta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como fator de salvaguarda e preservação da biodiversidade.

Logo na segunda-feira, 19 de Março, os alunos da EB1 da Taboeira vão realizar um Passeio pela Floresta Sustentável: Eco Trilhos, para conhecer a floresta, as suas principais espécies e potencialidades, e tentar perceber quais os comportamentos a adotar para não a colocar em risco. O circuito será percorrido a pé e estão previstas paragens em vários locais estratégicos, onde os monitores farão pequenas sessões de esclarecimento sobre prevenção de incêndios florestais (Bombeiros Voluntários de Cantanhede), apicultura, animais em vias de extinção (EPNA-GNR) e proteção florestal, cinegética, micologia e plantas aromáticas (Gabinete Técnico Florestal e Organização Florestal Atlantis).

Da parte da tarde, as crianças da EB1 de Corticeiro de Cima irão à Quinta de Agricultura Biológica da INOVA-EEM para uma visita a esta unidade de produção agrícola de carácter experimental e apreciarem aColocação de Ninhos Artificiais por técnicos da empresa municipal, no decurso de uma aula sobre como neste tipo de agricultura algumas aves têm um papel fundamental no controlo de pragas.

As Aventuras da Flor/Pictionary da Floresta/Jogo dos Sentidos são as designações dos jogos que o Gabinete Técnico Florestal vai dinamizar na EB1 de São Caetano. Agendada para 20 de março, terça-feira, entre as 9h30 e as 12h00, esta ação pedagógica destina-se a testar conhecimentos dos alunos sobre a floresta e a promover o reconhecimento da importância de atitudes e práticas consentâneas com os objetivos de sustentabilidade dos recursos naturais. Enquanto isso, o Jardim de Infância de S. Caetano recebe a visita de elementos do Gabinete Técnico Florestal para dinamização de um ateliê didático intituladoA Beatriz e a árvore…, que consiste na apresentação de uma história sobre a floresta que termina com a construção de uma maquete sobre a história.

Também na manhã desse dia, a INOVA-EEM realiza, no Recinto da Feira de Cantanhede, a habitual campanha Roleta dos Prémios, iniciativa que contempla a oferta do manual “O Bom Produtor de Resíduos”às pessoas que responderem a questões sobre como proceder para contribuir para o aumento dos resíduos destinados à reciclagem.

Conhecer a árvore e as florestas: Crescemos juntos… é o tema da ação que o Gabinete Técnico Florestal vai dinamizar durante a manhã do dia 21 de março nas escolas EB1 de Póvoa da Lomba e EB1 de Gesteira. Resultado de uma parceria com a INOVA-EEM, a iniciativa visa dar a conhecer a floresta e as suas principais espécies, mostrar a relação do homem com o espaço florestal e dar respostas às questões recorrentes neste domínio, estando prevista para o final uma plantação de árvores pelos alunos. No final da ação os alunos da EB1 de Póvoa da Lomba deslocar-se-ão a um parque público perto da escola e recentemente valorizado pelo Município, onde farão a plantação simbólica de algumas árvores, assinalando a comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Paralelamente, técnicos da empresa municipal vão proceder à Distribuição de Árvores e Flores por escolas do Concelho, enquanto outra equipa fará a substituição de árvores que morreram nos jardins e outros espaços públicos de Cantanhede (Parque da Cidade, Quinta dos Lacticínios, Rua Amaro da Costa, Avenida Humberto Delgado). Além disso, a INOVA-EEM irá desenvolver na quinta de agricultura biológica e nos viveiros municipais uma ação de Sensibilização para as Recolhas Seletivas para os alunos da EB1 de Cantanhede Sul e EB1 de Vilamar, no sentido de esclarecer sobre a problemática dos resíduos e a importância da contribuição de cada individuo na separação para a reciclagem.

No dia seguinte, a 22 de março, são As Profissões da Floresta: Aprender a Ser… que estarão em destaque nos ateliês em que profissionais e representantes do Gabinete Técnico Florestal, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e outras entidades vão explicar aos alunos da EB1 da Camarneira a importância de diversas profissões e atividades, tais como, engenheiro florestal, bombeiro, sapador florestal e apicultor.

Descobrir, valorizar e investigar os charcos e fomentar o reconhecimento da importância desses habitats enquanto reservatórios de biodiversidade e “laboratórios vivos” é o que se pretende com as atividades de exploração pedagógica que os alunos da EB1 Fontinha vão realizar na Lagoa dos Cedros, em Febres, sob orientação dos técnicos do Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede. Charcos com Vida, assim se designa esta pesquisa que se realizará no dia 22 de março, entre as 9h00 e as 12h00.

Entretanto, na Biblioteca Municipal de Cantanhede haverá mais uma edição de A Minha Amiga Planta,atividade dinamizada por técnicos da empresa municipal e que envolve a realização de sementeiras e plantações em pequenos vasos, seguidas de sessões de leitura de contos e de histórias centradas na temática do ambiente.

A encerrar a Semana da Floresta, no dia 23 de Março, o gabinete Técnico Florestal promove em conjunto com a EB1 e Jardim de Infância de Cordinhã uma exposição de flores e plantas, bem como trabalhos dos alunos sobre esta temática, os quais podem ser elaborados com a colaboração dos pais, avós e outros familiares ou amigos.

Também neste dia os serviços da INOVA-EEM vão estar na Praça Marquês de Marialva durante toda a manhã com a campanha de sensibilização ambiental Gestos Simples, no âmbito da qual oferecerão uma planta por troca de 10 quilos de papel ou 200 gramas de pilhas para reciclar.

Finalmente, a empresa municipal promove também nessa data o “Dia Aberto na Quinta de Agricultura Biológica e Viveiros Municipais, proporcionando visitas guiadas aos alunos das escolas do Concelho e à população em geral (grupos de 10 pessoas). Os interessados podem formalizar as inscrições através do telefone 231 410 830.

Fonte: JM/CMC

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 16:31


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags