Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 22.07.12

INCENDIOS: Mais um desabafo......

Nos últimos dias, temos assistido a inúmeras noticias de incêndios florestais por todo o nosso país e Região Autónoma da Madeira, que têm devastado uma parte bastante significativa da mancha florestal existente.
Ouvem-se pessoas, a falarem de descoordenação de meios, que se poderia fazer isto, ou aquilo, que os homens e mulheres que lutam incansavelmente para salvar pessoas e bens, são no fim de tudo, uma M****. É com tristeza que vejo isto a acontecer perante um país que se acha civilizado.

A culpa será na totalidade "nossa"? pergunto eu.. Incrédulo ao ver noticias de que se perdeu mais uma vida, aquando ia para um combate de um incêndio que um iluminado que vive a margem dos rendimentos que lhe atribuíram para ele não fazer nada, e ter tempo para pensar onde ir por a tocha a arder e esperar que ganhe "cabelo".

Na minha opinião a culpa não é só de certos e determinados órgãos responsáveis pela protecção civil no pais. A culpa também é da falta de gestão do espaço florestal existente no nosso pais, da falta de organização do mesmo. Será que o país tem uma estrutura, uma base, que faz com que o ordenamento florestal seja feito de forma a evitar estas calamidades?! Pelo que tenho apreciado ao longo dos últimos 4 anos, Portugal não tem feito nada para que não se deixe abandonar a floresta. Deixando a floresta de parte, sabemos os perigos que podemos encontrar.

Muitas das intervenções efectuadas em algumas zonas florestais, são da responsabilidade de particulares,(porque têm possibilidade económicas para o fazerem), de associações florestais privadas, e ai são os seus sócios que pagam cada intervenção, ou o conjunto das mesmas. Mas ficam para trás todos aqueles terrenos de "ninguém", as leis ficam dentro da gaveta.

Contam-se pelos dedos das nossas mãos as vezes que vemos a zona de protecção de 50 metros em volta das habitações?! É bonito ter vegetação perto de casa, para tornar o embelezamento da mesma, mais rústico, mas depois quando o "amarelo" vêm lá, ouve-se "Não há aqui Bombeiros", "Demoram horas a chegar".

Há acessos? "Estradões" que também podem servir como delimitação de Mosaicos de controlo de combustíveis?
Há pontos de abastecimento suficientes para meios terrestres! Para os meios aéreos de modo a encurtar o tempo de carga e descarga?!

Medidas severas para os incendiários, penas pesadas.

Tantas medidas que podem ser tomadas para se evitar tanta catástrofe... Está na hora das pessoas que tem poder de intervir façam as bases aplicáveis a todo o território nacional e ilhas de modo a prevenir estas situações.

Aqui à uns anos, culpavam os bombeiros de que não tinham formação no que dizia respeito a incêndios florestais e bem como a outras áreas, então e hoje? Os bombeiros têm formação a mais?!

Sou de acordo que uma grande parte dos subsidiários do RSI façam trabalho nas autarquias. Podiam começar com a silvicultura preventiva.. Que tal?

Senhores políticos, deixem-se de coisas e tomem atitudes correctas... Isso sim era de valor.

Agora não ninguém pode culpar os Bombeiros, a classe operaria mais barata deste pais todo o ano. Acho que não merecemos isso.

Comentário da responsabilidade de Gonçalo Santos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 14:22


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags