Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 30.08.12

Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais: formação e treino operacional


A Autoridade Nacional de Protecção Civil, numa estratégia de constante melhoria, tem apostado de forma sustentada na qualificação e competências dos recursos humanos, através de ações muito específicas de treino e formação destinadas aos operacionais que integram o DECIF – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

Nos últimos dois anos as ações abrangeram um total de 5.333 operacionais, o que correspondeu a um acréscimo de 11% face ao número de destinatários inicialmente previsto. No total, realizaram-se 185 ações formativas que foram orientadas por 307 formadores e peritos.

Operacionais de múltiplas estruturas, serviços e agentes de proteção civil de todos os distritos do Continente estiveram envolvidos nestas ações.

A formação ministrada e o treino exercitado abarcaram diversas valências de índole operacional, destacando-se, entre outras, a gestão de Postos de Comando (245 formandos), a Coordenação de Operações Aéreas (42), as Técnicas de Apoio à Decisão (123), a organização inicial do teatro de operações (1.128), a Utilização de Ferramentas Manuais no Combate a Incêndios Florestais (780), a Chefia de Grupos de Combate e de Reforço (80), a preparação dos Militares das Forças Armadas para ações de consolidação da extinção (48), a Condução de Emergência e Todo-o-Terreno (45) e o relacionamento com a Comunicação Social (21).

Destaca-se ainda a realização de 32 jornadas técnicas promovidas pelos Comandos Distritais sobre o Sistema de Gestão de Operações e uniformização das ferramentas de comando e controlo em todo território continental, abrangendo diretamente 2.544 operacionais e técnicos dos diversos Agentes de Proteção Civil e instituições cooperantes.

Este esforço humano e financeiro visou o aperfeiçoamento e a melhoria contínua que a resposta operacional no combate aos incêndios florestais vem exigindo de ano para ano e a supressão de dificuldades detetadas em anos anteriores.

Recordamos que o DECIF tem vindo ao longo dos anos a responder com cada vez mais eficácia e eficiência ao âmbito e missão que visa, registando-se uma evolução muito positiva do grau de preparação técnica e operacional das estruturas, forças e unidades, ainda que os diversos fatores no terreno continuem a mostrar um comportamento tendencialmente adverso.

Aceda aqui ao quadro-resumo das acções de formação e treino realizados.
 
 
por ANPC

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 09:12


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags