Aparelhos aterraram na base aérea de Monte Real, em Leiria
Dois aviões Canadair franceses (B01 e B02), de combate aos incêndios, aterraram nesta terça-feira, às 12:02, na base aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, anunciou o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS).
Depois de Espanha ter disponibilizado dois aviões Canadair para ajudar no combate aos incêndios que lavram em Portugal, também a Comissão Europeia concordou com o envio imediato de duas aeronaves de França.
«A Comissão Europeia está a apoiar os esforços para combater os graves incêndios florestais que lavram em Portugal. As autoridades em Lisboa pediram assistência e Espanha ofereceu dois aviões Canadair, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. A Comissão também concordou com o envio imediato de duas aeronaves, financiado pela União Europeia, a partir de França», segundo um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas.
A comissária europeia da Cooperação Internacional, Kristalina Georgieva, citada no documento, salientou a importância da solidariedade europeia em situações como a que Portugal está a viver.