Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 20.04.11

PCP receia que Redução dos Meios de Combate cause "Novos Danos na Floresta"

Tal como a Administração adiantou em primeira mão aqui ontem:

O PCP condenou hoje a redução dos meios de combate a incêndios este ano, considerando que "pode facilitar novos danos na floresta portuguesa", e alertou que "muito pouco foi feito para minimizar os riscos".
A Autoridade Nacional de Protecção Civil apresenta hoje o dispositivo de combate a incêndios deste ano, que terá menos meios envolvidos, em relação a 2010, uma redução justificada pela "necessária contenção da despesa pública". Na fase mais crítica de fogos - fase Charlie, entre 01 de Julho e 30 de Setembro - estarão disponíveis 41 meios aéreos (menos 15 que no ano passado), 9.210 elementos (menos 775) e 2.019 viaturas (menos 158 que em 2010). "A importante redução de meios pode facilitar novos golpes e danos na floresta portuguesa, pondo em causa uma importante riqueza nacional e a própria segurança de pessoas e bens", afirma a comissão para o sector agrícola junto do comité central do PCP, em comunicado.
Para os comunistas, já no ano passado o dispositivo "evidenciou carências no combate aos fogos". "Esta decisão não só não dá garantias de cumprir os seus objectivos, face à experiência passada, como poderá sair mais cara", afirma o PCP, acrescentando que "se os incêndios forem de grande dimensão será mesmo imprescindível afectar-lhes todos os meios necessários de combate e a improvisação e contratação de meios em piores condições financeiras". Os comunistas criticam ainda o que dizem ser a falta de actuação das entidades na prevenção dos incêndios.
"Apesar das declarações sonantes dos sucessivos ministros da Agricultura quando estão a acompanhar fogos em pleno verão, muito pouco foi feito para minimizar os riscos de incêndios florestais, mantendo-se todos os velhos e conhecidos problemas - desertificação e abandono do mundo rural, baixos rendimentos dos proprietários florestais, investimento residual no ordenamento e limpeza das florestas", considera o PCP.

fonte: DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:54



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags