Viana do Castelo, 04 out (Lusa) - Os bombeiros municipais de Viana do Castelo agendaram para a próxima semana uma ação de protesto, à porta da Câmara, contra o "uso abusivo" da disponibilidade permanente a que dizem estar sujeitos.
A concentração está agendada para terça-feira, pelas 15:00, na praça da República, seguindo-se uma marcha em direção à Câmara Municipal, que tutela aquele corpo profissional, para entregarem um documento reivindicativo.
"Está em causa o uso abusivo que está a ser feito da disponibilidade permanente e obrigatória dos bombeiros devido à falta de elementos. Assistimos constantemente a pessoal em gozo do descanso chamado para situações que não são urgentes", explicou à agência Lusa a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Ludovina Sousa acrescenta que a corporação passou a usar este "expediente" como forma de "evitar" o pagamento de horas extraordinárias ou a atribuição de folgas, "ao contrário do que acontecia anteriormente".
"Temos discutido este problema com a Câmara de Viana do Castelo nos últimos meses mas até hoje não foi apresentada qualquer solução, o que cria um grande desconforto nestes profissionais. São chamados a toda a hora para suprir a falta de elementos da corporação", sublinhou.
Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo são a única corporação profissional do distrito, com cerca de 80 elementos, e para este protesto o STAL prevê a presença de "cerca de 30 bombeiros".
"Como não foi apresentado qualquer pré-aviso de greve, esta ação será feita apenas com os elementos que não estarão de serviço naquele dia", concluiu Ludovina Sousa.
PYJ // SSS.