Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 03.10.12

“Bombeiro em poesia” - Jovem retrata realidade em poesia

Acaba de ser publicado o livro “Bombeiros em Poesia”, uma obra de Ricardo Frias, com a chancela WAF Editora.
Bombeiro há cerca de oito anos, Ricardo Frias fala de “amor” para justificar o ímpeto que o levou a transformar o dia-a-dia, a realidade dos quartéis em poesia.

Abraçou a causa em Linda-a-Pastora mas, posteriormente, ingressou na associação da Amora onde é profissional, aguardando a promoção a bombeiro de 2.ª.
Sobre a obra o autor revela que começou “a escrever algumas palavras, tudo em poesia, há sensivelmente dois anos”. Conta ainda que “tudo começou numa mera brincadeira” com o seu pai, poeta e fadista amador, mas o “amor à causa” acabou por conferir seriedade e viabilidade ao projeto.
“Sei que fui escrevendo e quando dei conta já tinha o suporte literário necessário para uns livros… depois desafiaram-me a editá-lo”, diz o bombeiro poeta com a humildade que é apenas movido por uma paixão.
“Resolvi desafiar-me a mim mesmo e escrever algo que enaltecesse e revelasse os bombeiros á sociedade”, sublinha Ricardo Frias.
Jaime Marta Soares, presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, no prefácio de “Bombeiros em Poesia” caracteriza a obra como “uma feliz associação em que a abnegação, a coragem, as virtualidades, mas também o virtuosismo da missão do bombeiro surgem em cada verso, em cada rima sentida e vivida pelo autor”.
“Aliar uma causa tão nobre, como é a dos bombeiros, descrevê-la de forma sentida e conhecedora com recurso à expressão poética é, no fundo, traduzir, interpretar e divulgar a beleza de um gesto tão nobre, como aqueles que milhares de mulheres e homens bombeiros repetem todos os dias em Portugal”, reforça o comandante Jaime Soares, defendo ainda que “testemunhos como este são naturalmente de louvar pelo bem e pelo quanto dão a conhecer o bombeiro na sua essência, no caso, na sua alma de artista poeta e na sua alma de defensor acérrimo do seu semelhante”.


fonte: Jornal BP

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:19


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags