Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 15.04.11

Coimbra: Incêndio em Águas-Furtadas Desalojou Quatro Pessoas

Inquilina encontrava-se no terceiro andar do prédio da Rua Visconde da Luz quando o incêndio teve início
Quatro pessoas ficaram desalojadas na sequência de um incêndio que deflagrou, pouco depois das 15h00, nas águas furtadas de um prédio de três andares da Rua Visconde da Luz. Depois do simulacro da manhã no Beco das Canivetas, à tarde, o susto foi real e muitos chegaram a pensar que o aparato ainda estaria relacionado com o exercício que envolveu as três corporações de bombeiros de Coimbra.
O incêndio destruiu completamente dois dos três quartos das águas furtadas do terceiro andar e deixou a parte do edifício virada para a Visconde da Luz sem telhado e sem condições de habitabilidade. Num dos quartos afectados reside um indivíduo e noutro, duas jovens, que se encontram de férias, sendo que o terceiro não foi afectado pelas chamas, adiantou ao Diário de Coimbra Serra Constantino, director municipal da Protecção Civil de Coimbra.
Carlos Vilela, proprietário da Foto Gaspar, que ocupa o segundo andar do prédio, tinha acabado de entrar na loja quando, de repente, começou a ouvir gritar a inquilina da habitação onde teve origem o incêndio. A senhora encontrava-se sozinha em casa, quando, por razões ainda não totalmente apuradas, a cobertura das águas-furtadas começou a arder.
O fotógrafo ajudou a senhora – que terá à volta de 70 anos – a abandonar o prédio e quando saíam já os bombeiros estavam a chegar. «Foi tudo muito rápido», adiantou, elogiando a actuação das corporações no combate às chamas.
Em estado de choque, a moradora contou com o apoio, no local, de assistentes sociais da Câmara Municipal de Coimbra, para providenciar alojamento provisório aos moradores do andar. De acordo com o filho, a senhora vive no prédio «há seis anos» e as instalações eléctricas são «completamente obsoletas», criticou, prevendo que as chamas tenham começado devido a um curto-circuito. «Ela está farta de se queixar ao senhorio. Até tem um processo na Câmara para fazer obras», realçou.
“Barril de pólvora”
Enquanto decorreu a acção de combate às chamas, as autoridades criaram um perímetro de segurança – alguns jornalistas foram mesmo impedidos de fazer o seu trabalho –, mas não procederam à evacuação dos estabelecimentos comerciais mais próximos (ainda que alguns tivessem fechado por iniciativa própria). De acordo com o comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Avelino Dantas, o incêndio não ameaçou outros prédios, nem tão pouco os restantes andares do prédio.
Por precaução, a EDP procedeu ao corte da energia eléctrica no edifício, estando previstas para hoje duas perícias: a primeira da Polícia Judiciária, para apurar as causas, seguida de uma vistoria de técnicos da Câmara Municipal, para verificar a possibilidade de se instalar provisoriamente um telhado, explicou Serra Constantino.
Carlos Vilela nunca arredou pé da Rua Visconde da Luz até conseguir entrar na loja, onde funciona a Foto Gaspar há mais de 30 anos. «Por causa da água, os prejuízos são avultados e se as perdas materiais, o seguro até as pode “cobrir”, o arquivo não há dinheiro que possa pagar». O que aconteceu ontem não surpreende o fotógrafo, que chama atenção para as traseiras do prédio, com lixo e anexos velhos: «É um autêntico barril de pólvora».
Valdemar Ferreira, proprietária de uma loja de candeeiros, a poucos metros do prédio do incêndio é um dos rostos da ansiedade de quem vive do comércio na Baixa da cidade. «É uma preocupação constante», alerta, recordando o fogo que, há vários anos, consumiu por completo o que é hoje o Centro Comercial Visconde da Luz.
No local estiveram os Bombeiros Sapadores (com 13 homens e cinco viaturas), Voluntários (9 bombeiros e três viaturas) e Brasfemes (uma viatura e seis homens). 
 
por Patricia Isabel Silva
fonte: DC

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:10



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags