Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sábado, 28.05.11

Brigadas de Incêndio Florestal Atuam Contra Queimadas

Esses grupos estão próximos aos locais de incêndio, podendo controlar o fogo de maneira eficaz e rápida

A preservação do meio ambiente é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos. Proteger a natureza, sua flora, fauna, solo e recursos hídricos é fundamental para garantir vida àqueles que virão depois de nós. Na busca de proteção ambiental contra o fogo, são formadas as brigadas de incêndio florestal.

O grupo é composto por agricultores ou outras pessoas da própria localidade suscetível a esses incêndios. Por estarem mais próximos e capacitados para agir, os integrantes da brigada auxiliam substancialmente no combate ao fogo, uma vez que o controle do mesmo pode ser feito de maneira mais rápida e efetiva.

Como o efeito do fogo é devastador, destruindo vegetação, animais e o próprio solo, um plano de proteção deve ser produzido pela brigada, a qual precisa detectar as causas e utilizar as estratégias corretas para impedir o seu avanço.

Uma das atividades que mais provoca incêndios na vegetação é a agricultura. Vários produtores rurais ateiam fogo às pastagens com o objetivo de limpa-las, o que é conhecido como queima controlada. No entanto, muitos não seguem as regras para essa limpeza, provocando seu alastramento de maneira indiscriminada. Apesar da existência das brigadas, que estão preparadas para o controle do incêndio, a melhor maneira de agir é evitando-os.

“A prevenção de incêndios florestais é fundamental para que possamos minimizar os efeitos do fogo, reduzindo os impactos ambientais, econômicos e sociais envolvidos em um incêndio”, afirma Guido Ribeiro, professor do curso online de Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, elaborado pela UOV – Universidade Online de Viçosa.

fonte: UOV

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:19



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags