O acidente ocorreu em Santa Teresa, bairro daquela cidade brasileira célebre pelo seu "bondinho".
O responsável dos bombeiros, major Ricardo Gomes, adiantou à imprensa que o elétrico, que descarrilou na Rua Joaquim Murtinho, ficou completamente destruído no acidente.
O major disse ainda que os feridos foram encaminhados para vários hospitais, desconhecendo-se a gravidade dos seus ferimentos.
Segundo disse ao jornal brasileiro O Globo o comandante do DBM 1/1 GSFMA de Santa Teresa, Fábio Couri, quatro vítimas morreram no local. Uma delas chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Três viaturas dos bombeiros e seis ambulâncias deslocaram-se para o local e, segundo O Globo, havia pessoas encarceradas nos destroços do elétrico.
Os elétricos amarelos são uma marca de Santa Teresa e começaram a circular em 1872, tendo por várias vezes sido suspensos por falta de peças para a sua reparação. Ainda existem sete "bondinhos" em circulação nas ruas sinuosas de Santa Teresa.
A associação de moradores e amigos de Santa Teresa tem criticado o avanço lento do processo de modernização em curso dos elétricos, que começou em 2006.
Em agosto de 2009, registaram-se dois acidentes com elétricos no espaço de uma semana, que causaram um morto e uma dezena de feridos, entre os quais cinco turistas.
Em junho, um turista francês morreu depois de ter escorregado e caído de um "bondinho", de uma altura de aproximadamente 15 metros.