Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 06.02.13

Aviso laranja: vento forte e agitação marítima

Sete distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira sob aviso laranja e oito sob amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa devido à previsão de forte agitação marítima com ondas de noroeste que podem variar entre os 4 e os 5,5 metros.

Os mesmos distritos estão também sob aviso amarelo por causa da possibilidade de vento forte, com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas terras altas.

Os avisos laranja e amarelo para estes sete distritos vão vigorar até às 23:59 de hoje.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo (que vai vigorar até às 11:59 de quinta-feira) os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro devido ao vento forte, podendo atingir os 70 e 90 km/hora nas terras altas.

O aviso laranja é o segundo mais grave na escala do IPMA e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que é recomendado a manutenção ao corrente das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil.

Por sua vez, o aviso amarelo é o menos grave da mesma escala e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões no norte e centro céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado para o final do dia, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que serão de neve acima dos 800/100 metros e vento moderado a forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 90 km/hora.

Está também prevista a formação de geada nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima em especial nas regiões do interior e descida da máxima.

Para as regiões sul, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado ou limpo até meio da manhã e para o final do dia, vento moderado de noroeste, tornando-se forte no litoral oeste a partir da manhã com rajadas da ordem dos 70 km/hora, neblina ou nevoeiro matinal, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, pequena descida das temperaturas mínima e máxima.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se 14 graus Celsius, no Porto 13, em Faro 15, no Funchal 19, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 graus.


por TVI24 / CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:04



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728




Tags

mais tags