Os bombeiros das Caldas e de Óbidos vão receber uma viatura nova, na sequência de uma acção do Governo Civil de Leiria que está a ajudar no equipamento dos corpos de bombeiros do distrito.
O anúncio desta intenção foi feito por Paiva de Carvalho, governador civil de Leiria, numa cerimónia na passada semana, onde enalteceu a conquista de 2,3 milhões de euros de um bolo governamental de nove milhões e que serve para dotar os bombeiros do país.
Às corporações e autarquias caberá ainda uma fatia de 30 por cento do custo dos equipamentos.
Caldas da Rainha vai receber um tanque táctico urbano e Óbidos vai receber um veículo de combate a incêndios florestais.
Para os Voluntários de Pombal e de Leiria deverão seguir as viaturas mais caras, veículos de socorro e assistência especial. Além destas viaturas, o distrito de Leiria deverá receber mais dois veículos de combate a incêndios florestais para as corporações do Juncal e Alcobaça. Quatro veículos urbanos de combate a incêndios devem seguir para Alvaiázere, Maceira, Porto de Mós e Marinha Grande. Três veículos ligeiros de combate a incêndio serão entregues aos municipais de Leiria, e aos voluntários da Nazaré e da Batalha. Para Mira d’Aire será atribuído um veículo de socorro e assistência táctico e dois veículos tanque táctico urbano serão entregues em Pedrogão Grande e Bombarral.
De fora, por agora, ficam os bombeiros de Castanheira de Pêra, Vieira de Leiria, São Martinho do Porto e Peniche. As corporações de Ortigosa, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Benedita e Pataias estão na fase de entrega de viaturas referentes a uma candidatura anterior.
in: JC