Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 17.03.12

Godinhaços: A nova escola dos Bombeiros do Minho (via Terras do Homem)

Será inaugurada na próxima quarta feira, dia 21 de março, a nova Unidade Local de Formação de Bombeiros (ULFB), que acolherá todas as corporações de bombeiros dos distritos de Braga e de Viana do Castelo. Está situada em Godinhaços, no concelho de Vila Verde. Esta “escola de formação única” no norte do país possui já protocolos estabelecidos com a Escola Nacional de Bombeiros e poderá receber exames teóricos e práticos para os aspirantes a bombeiros.

De acordo com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, José Lomba, esta escola de formação permite um “treino amplo, em diversas modalidades, dos bombeiros que fizerem uso das instalações”, uma vez que dispõe de equipamentos que permitem formação relativa a incêndios ou sinistros urbanos, industriais e florestais. “Os vários hectares de terrenos baldios que existem nas imediações do centro de formação permitem criar cenários muito próximos da realidade”, avançou o responsável pela corporação vilaverdense, acrescentando que “no interior dos contentores, onde serão treinadas as situações urbanas e industriais, é possível alterar-se cenários, para que os formandos não decorem os percursos”.


O equipamento foi pensado ao pormenor e, às custas de paredes metálicas deslizantes, cria constantemente diferentes barreiras aos bombeiros em formação.


As aulas, essas, poderão ser dadas por formadores das mais variadas corporações. Vila Verde, por exemplo, tem “bons formadores na área florestal”.


Também a localização da Escola de Formação é a ideal, uma vez que “fica situada entre na ligação dos dois distritos afetados e nas fronteiras dos concelhos de Ponte de Lima, Arcos, Ponte da Barca e Vila Verde”.


A unidade – instalada numa área de terreno contígua ao campo de futebol de Godinhaços – estará preparada para dar “formação altamente qualificada”.


Promotor do projeto desde a sua génese e elemento fundamental no desenvolvimento futuro da Escola, Luís Morais – adjunto de comando dos bombeiros vilaverdenses – assegura que esta “é uma das melhores escolas de bombeiros do país” e uma “ferramenta essencial para o desenvolvimento das capacidades dos homens que têm de prestar socorro em diferentes situações de defesa da vida das pessoas e do seu património”.


Fonte: Jornal Terras do Homem

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:13


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags