Começou mal, no distrito de Braga, a Fase Bravo de incêndios florestais com uma ocorrência a afectar os concelhos de Guimarães e de Braga mobilizando mais de nove dezenas de combatentes, durante o dia de ontem
O incêndio que deflagrou na localidade de Stª Cristina de Longos, em Guimarães, pelas 10H20, propagou-se à zona da Falperra, em Braga, e obrigou mesmo a accionar o helibombardeiro pesado Kamov que, precisamente, desde ontem, está operacional, a partir do Centro de Meios Aéreos de Braga.
O Kamov apoiou o combate de manhã e de tarde, tendo interrompido para reabastecimento.
O combate ao incêndio, que chegou a ter três frentes activas, durou todo o dia, mobilizando um total de 93 elementos, revelou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.
No combate ao incêndio, que lavrou numa zona de mato e eucaliptal, estiveram bombeiros de sete corporações, entre Sapadores e Voluntários de Braga e Voluntários das Taipas, Famalicenses, Viatodos, Riba d’ Ave e Vizela.
O Posto de Comando Operacional foi instalado junto à Capela de Stª Maria Madalena.
O incêndio foi dado como dominado às 16H45 e estava, ao final da tarde, em rescaldo, de acordo com a mesma fonte do CDOS.
No dia em que oito concelhos do distrito de Braga apresentavam risco muito elevado de incêndio, registaram-se outros focos, sobretudo durante a noite.
Entre as 21H00 de sábado e as 10H25 de ontem, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde foram chamados a combater incêndios nas freguesias de Oleiros, Cabanelas e Oriz S. Miguel.
No concelho de Barcelos, registaram-se incêndios nas localidades de Silveiros e de Cambeses que foram combatidos pelos Bombeiros Voluntários de Viatodos.
Ainda em Barcelos, os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos acorreram a um incêndio em Barqueiros.
No concelho de Vila Nova de Famalicão, houve um incêndio em Lousado.
por Teresa M. Costa
fonte: Correio do Minho